News

ANÁLISE DO ‘1º TEMPO’ DA TEMPORADA 2022

Relembre como foi cada corrida até aqui antes de largar para a segunda parte do Mundial

Por Bruno Marques

Dos 22 GPs agendados da temporada 2022, 13 já foram. O último, no GP da Hungria, concluiu o chamado ‘1º tempo’ do “ano letivo” da Fórmula 1. Em agosto, é comum o ‘circo’ tirar três semanas de férias de verão na Europa, para voltar apenas no fim do mês, no aguardado GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Mas, este período de recesso não serve apenas para descanso das equipes e pilotos. É nesta hora que muitas negociações são iniciadas ou até mesmo concluídas e anunciadas, como é o caso da aposentadoria de Sebastian Vettel, a mudança de Fernando Alonso da Alpine para a Aston Martin e o anúncio da McLaren de que Daniel Ricciardo não continuará por lá para 2023.

É neste momento do ano também que são feitas análises das performances dos pilotos e das equipes até então, e também de cada etapa. Relembre cada uma das 13 até aqui:

1º GP: Barém

Depois de uma pré-temporada em que 6 equipes diferentes ficaram na frente nos 6 dias de testes, a Ferrari mostrou que tinha o carro mais veloz. Foi a mais rápida em todos os quesitos e fez a dobradinha com Charles Leclerc em 1º e Carlos Sainz em 2º.

2° GP: Arábia Saudita

A Red Bull se recuperou, e inclusive marcou a pole position com Sergio Pérez, a primeira do piloto mexicano. A Ferrari novamente esteve no pódio com seus dois pilotos, mas, desta vez, foi Max Verstappen que venceu a sua primeira no ano.

3º GP: Austrália

Em Melbourne, a Ferrari volta a dominar com Leclerc. O monegasco ganhou sua segunda no ano marcando um grand chelem (pole, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta) e abriu o dobro de vantagem no Mundial. Max novamente teve problemas com a RBR. George Russell conseguiu seu primeiro pódio pela Mercedes.

4º GP: Emília-Romanha

No quintal da Ferrari, a Red Bull reagiu novamente e Verstappen não só venceu a corrida Sprint, como “devolveu” o grand chelem marcando pole, volta mais rápida e vencendo de ponta a ponta. Sergio Pérez foi o 2º, completando a dobradinha da RBR. Lando Norris conquistou seu único pódio no ano.

5º GP: Miami

Na estreia deste novo circuito no calendário, Verstappen emplacou a sua segunda vitória seguida e a terceira no ano até então. A dupla da Ferrari completou o pódio.

6º GP: Espanha

Em Barcelona, a Red Bull conseguiu sua segunda dobradinha do ano. George Russell completou o pódio e chegou a liderar a corrida por algumas voltas.

7º GP: Mônaco

Surpreendente vitória de Sergio Pérez. Ele se tornou o primeiro mexicano a vencer no Principado e também o piloto do México com mais vitórias (três) na F1. Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen completaram o pódio.

8º GP: Azerbaijão

Max Verstappen venceu na prova que havia perdido poucas voltas antes do fim, no ano passado, por conta de um estouro de pneu. Pérez foi o 2º, o que conferiu a terceira dobradinha da Red Bull em 2022. Russell novamente completou o pódio.

9º GP: Canadá

Mais uma vitória de Max Verstappen após resistir a pressão no final de Carlos Sainz Jr, que chegou colado. Lewis Hamilton completou o pódio, iniciando uma sequência de 5 GPs entre os três primeiros.

10º GP: Inglaterra

Etapa que ficou marcada por um assustador acidente na largada. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Alexander Albon (Williams) tiveram que ser hospitalizados, mas nada sofreram. Foi lá a primeira a vitória de Carlos Sainz Jr. Pérez e Hamilton completaram o pódio.

11º GP: Áustria

Na segunda corrida Sprint do ano, Verstappen venceu, seguido das duas Ferraris, com Leclerc na frente. Na corrida do domingo, o monegasco voltou a vencer depois de 8 etapas. Verstappen foi o 2º e Hamilton o 3º.

12º GP: França

Em Paul Ricard, Verstappen voltou a vencer e Mercedes voltou a colocar seus dois pilotos no pódio, algo que não acontecia desde o ano passado. Hamilton foi o 2º e Russell o 3º.

13º GP: Hungria

Na classificação, George Russell conquistou sua primeira pole position na F1. Já a corrida foi disputada tendo 5 pilotos se alternando na liderança que, no fim, ficou Verstappen. O holandês venceu 8 dos 13 GPs até aqui. O pódio foi o mesmo da etapa anterior.

Leia anterior

MYTSI NUNES FACILITADORA CERTIFICADA

Leia a seguir

AMPLIAÇÃO DE CEMITÉRIO É A SOLUÇÃO?