Centro Comunitário do São Marcos oferece reiki

Centro Comunitário do São Marcos oferece reiki

21 de Março de 2018 0 comentários

Projeto é pioneiro nestes equipamentos comunitários

 

           O Centro Comunitário do Jardim São Marcos está oferecendo em suas dependências o Reiki, técnica que visa à redução de estresse e relaxamento contribuindo para a cura e manutenção da saúde. Este é o primeiro centro comunitário a oferecer a terapia japonesa, dando continuidade ao projeto Mãos de Luz – Ido sos Reikianos, desenvolvido na rede municipal de saúde desde 2016.

            A terapia japonesa, realizada por meio de imposição das mãos, é desenvolvida desde fevereiro no centro comunitário. “Este equipamento é o piloto para levarmos aos demais centros”, explicou o coordenador do projeto, Wellington Arruda. Segundo ele, o Reiki já é ofertado nas UBS’s Central, do Jardim Maracanã e Vila Santana desde 2016.

            A ideia de estender aos centros comunitários é potencializar o espaço, que é voltado para a comunidade, principalmente na contribuição com a saúde. “Atingindo o maior número de pessoas”, completa o coordenador. O Reiki pode ser feito no equipamento às quartas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, sendo agendado pelo telefone 3869-3880, com lista de espera.

            Atualmente, há seis pessoas em tratamento no Jardim São Marcos, desenvolvido por idosos voluntários capacitados. “São três pessoas por período, com atendimento quatro vezes ao mês”, explicou o coordenador. De acordo com ele, o Reiki é aceito pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) como prática complementar e integrativa da saúde. Na prática, significa que qualquer pessoa, independentemente de estar doente, pode receber o Reiki.

            “É preventivo”, resumiu. Cada sessão dura, em média, 30 minutos, num tratamento holístico, que vê a pessoa como um todo – atendimento fisiológico, emocional e mental. “Tem resultados científicos em problemas de coluna e cardíaco, hipertensão arterial, na ansiedade, depressão e estresse”, enumerou.

             Para quem já possui capacitação e desejar realizar trabalho voluntário, basta solicitar mais informações pelo telefone 3869-3880.

            Reiki – Hoje, na rede municipal existem oito voluntários. A terapia japonesa é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação. “Esta é uma parceria que fechamos com a Secretaria da Saúde. Estamos otimizando os espaços dos Centros Comunitários com atividades diversas, visando sempre ao bem comum”, acrescentou a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Dulce Maria de Paula Souza.

           O Reiki é uma técnica japonesa que se baseia na ideia de que uma energia vital invisível flui através da pessoa pela imposição das mãos. A palavra Reiki é composta de duas palavras japonesas: Rei – sabedoria divina ou o poder superior – e Ki – energia vital.

           O Centro Comunitário do Jardim São Marcos fica na R: 3, s/nº.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.