Cerca de 60% dos participantes do programa antitabagismo consegue deixar o vício

Cerca de 60% dos participantes do programa antitabagismo consegue deixar o vício

15 de setembro de 2017 0 comentários

Secretaria da Saúde de Valinhos iniciou a 10ª turma na segunda-feira (4) e já tem lista de espera

 

Parar de fumar pode ser um dos maiores desafios da vida. As chances de quem fuma há mais de 20 anos de deixar o vício por conta própria são de apenas 5%. Em grupo, com suporte profissional e medicamentoso, esse percentual pode subir bastante. No Programa Antitabagismo desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Valinhos, chega a até 60%.

O diretor de escola Edvaldo Fernandes da Silva é um exemplo de sucesso na batalha contra o vício. Fumante por 38 anos, chegou a consumir até três maços de cigarro por dia. Tentou parar algumas vezes, mas só conseguiu depois que participou do programa.

“Fui por curiosidade, acabei ficando motivado e o apoio que recebi me fez deixar de fumar”, disse. Faz um ano que Edvaldo acendeu o último cigarro. “Quando sinto o cheiro, ainda é tentador, mas tenho que ser mais forte que o cigarro e lutar dia a dia”, acrescentou.

Edvaldo comemora o fim de uma tosse diária que tinha nos tempos de fumante e a economia que vem fazendo. Nas suas contas, chegou a gastar mais de R$ 100 mil ao longo dos anos com o cigarro.

O projetista João Marcos Serra também conseguiu abandonar o fumo depois de duas tentativas no programa e já está há 96 dias sem colocar um cigarro na boca. A conta é diária para ele, que agora comemora ter mais fôlego para correr com o filho de quatro anos e para se exercitar regularmente.

João fumou por 26 anos. Nos últimos tempos, consumia mais de um maço por dia. Ao retomar o programa, depois de uma recaída, disse que o adesivo de nicotina o ajudou a conter a irritação e o apoio do grupo foi fundamental. Por enquanto, João frequenta as reuniões de manutenção, um reforço para continuar sem o cigarro.

 

Participantes têm apoio multiprofissional e medicamentoso

A Secretaria da Saúde de Valinhos iniciou na segunda-feira (4) a 10ª turma do Programa Antitabagismo, na Rua Clovis Bevilacqua, 15, Jardim Bela Vista. São 20 pessoas por grupo, que participam de seis encontros, sempre às segundas-feiras das 8h30 às 10 horas. Após esta etapa, há encontros facultativos de manutenção quinzenais.

O programa é coordenado por equipe multiprofissional, formada por médico, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeira. Os participantes recebem gratuitamente atendimento psicoterápico e medicamentoso.

As sessões estão divididas nos temas: ‘entender por que se fuma e como isso afeta à saúde’, ‘primeiros dias sem fumar e depoimentos’, ‘como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar’ e ‘benefícios obtidos após parar de fumar’.

As pessoas, com idade a partir de 18 anos, interessadas em participar do programa podem ligar para os telefones 3869-3880 ou 3859-2015.

 

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.