Valinhense lança longa metragem nos dias 22 e 24

Valinhense lança longa metragem nos dias 22 e 24

21 de abril de 2017 0 comentários

Wilson Lazaretti, popularmente conhecido como Wal, escreveu, dirigiu e fez a animação de ‘História Antes de uma História’

Por Bruno Matheus

Célebre nome do cinema de animação da região, Wilson Lazaretti, o Wal, está lançando sua mais nova obra. ‘História Antes de uma História’ foi escrito e dirigido pelo valinhense de 64 anos que possui uma vasta experiência no ramo da sétima arte, estando há mais de quatro décadas em atividade com o Núcleo de Animação de Campinas, que fundou juntamente com Maurício Squarisi, que é produtor do novo filme.

O lançamento tem estreia em sessões gratuitas neste sábado no espaço Clubinho do Shopping e na segunda, dia 24, na sala 2 do Shopping Valinhos. “É um desenho animado sobre como se fazer um desenho animado. Claro que existem mil maneiras de se fazer e esta é apenas uma delas”, explicou o conhecido Wal, ontem, em entrevista ao Jornal Terceira Visão.

Wal, primeiramente, parabéns pelo lançamento do longa. Desde quando ele está sendo produzido?

Esta produção demorou muito para ficar pronta e como toda história, esta aqui está cheia delas, mas o mais importante é dizer que, apesar de tantos anos, o filme finalmente ficou pronto e contarei outra história.

Qual o tempo de duração e qual a mensagem que você busca passar com ele?

A duração é de 78 minutos. Eu quis falar sobre a arte da animação da maneira que eu a sinto, desprovida de estereótipos, bem à maneira franciscana. Na verdade, acho que o filme vai mais além, pois representa o dia a dia de cada ser humano no seu processo criativo.

Para você, no que a animação se difere de outros gêneros cinematográficos e por que ele é um instrumento eficaz de iniciação no cinema?

A arte da animação é a mais antiga que conhecemos. O próprio homem das cavernas já fazia animação se utilizando do fogo e de alguns outros instrumentos que fabricava para tal. Por isso, se quisermos fazer animação temos que nos reportar à nossa primitiva alegria. Hoje em dia a animação toma outros rumos, mas tudo é consequência da tecnologia do seu tempo. Internamente falando do processo criativo, não pode existir diferença entre o homem primitivo e o contemporâneo, apenas trabalha-se com instrumentos diferentes.
Houveram outros valinhenses envolvidos na produção do filme?

Sim, eu sou valinhense, de três gerações atrás desta. O povo da cidade sempre foi minha fonte de inspiração e o ambiente onde todo o contexto do filme foi concebido. Durante o trabalho, fui incomodado pelo latido irritante do cachorro de um vizinho, ambos eram valinhenses também. Mas tenho um parceiro importante que é o produtor do filme, Maurício Squarisi, que também mora na cidade. Também o Anselmo Carvalho, músico e responsável pelos efeitos na trilha musical, é valinhense da gema.

Quando será a estreia, onde o filme poderá ser visto e, por favor, faça um convite para o público que deve ver mais uma produção cinematográfica bem sucedida de sua autoria.

Quero fazer aqui meu convite para que assistam o filme com a colaboração do Shopping Valinhos e a Rede Cine. Vamos ter as sessões gratuitas nos dias 22 de abril (sábado), às 17h, na sala do espaço Clubinho do Shopping, e no dia 24 de abril (segunda), às 21h, pré-estreia, na sala 2 do cinema do Shopping Valinhos.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.