Coluna Funcional Inteligente: O Super Idoso!

Coluna Funcional Inteligente: O Super Idoso!

8 de julho de 2017 0 comentários

Você tem na família algum idoso que passa o dia sentado, em casa, sem fazer nada, somente no tricô ou lendo jornal? Mude isso imediatamente. É indispensável para a qualidade de vida e do envelhecimento que alguém o incentive a se matricular em alguma academia, sair de casa, e ter atividades. Hoje existem muitos lugares com formação adequada de seus profissionais –pós-graduados na área – para lidar com este público.

O maior problema na vida sedentária é a perda da força com o envelhecimento. Num processo chamado sarcopenia, vamos diminuindo a massa muscular, e assim perdendo capacidade funcional.  As mais comuns são a redução da velocidade de marcha, da capacidade de realizar as atividades do cotidiano, da aptidão para subir escadas ou levantar-se de uma cadeira, além de outras dificuldades e incapacidades em consequência destas. Pense no sofrimento do idoso ao atravessar a rua antes que o sinal dele feche, ou nos tropeços pelas calçadas irregulares que temos, ou ainda, para carregar as sacolas de compra no mercado.

Um indivíduo de 80 anos pode não ser capaz de executar tarefas que lhe eram fáceis aos 20. A força necessária para subir uma escada ou levantar-se de uma cadeira pode representar um esforço enorme e às vezes não saudável, muito menos gostoso, pois ele já apresenta uma cancra de desgastes. O resultado final deste descondicionamento é a perda da independência e o uso mais frequente dos serviços médicos.

* Régis Calvi é especializado em fisiopatologia e medicina esportiva, avaliador com certificação internacional, e trabalha como Personal Trainer há dez anos. Acesse o blog: Funcionalinteligente.wordpress.com

 

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.