Conclua seus estudos através do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos

Conclua seus estudos através do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos

28 de julho de 2017 1 comentário

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

O ENCCEJA tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e em manifestações culturais, entre outros.

A prova será realizada no dia 8 de outubro (manhã e tarde) e o período das inscrições será entre 07 e 18 de agosto. Poderão fazer a prova jovens a partir de 15 anos para tentar o diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

Os interessados deverão informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade. No caso de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Responsável Pedagógico deve informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do interessado, documento obrigatório para a efetivação da inscrição.

O endereço do portal oficial para inscrições ainda não foi divulgado. Atualmente, o Inep mantém informações sobre o exame no endereço: http://portal.inep.gov.br/encceja.

Segundo o MEC, cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência composta por 30 habilidades. As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

O Inep mantém em seu site uma coletânea. Ela pode ser acessada em http://portal.inep.gov.br/web/guest/materiais-para-estudo. Apesar da disponibilidade, o material foi editado em 2002 e deve sofrer futuras atualizações.

Todos aqueles que tenham realizado o ENCCEJA Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento poderão se inscrever novamente no Exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.

1 comentário até agora

Ir para uma conversa
  1. Jéssica
    #1 Jéssica 1 agosto, 2017 , 18:01

    Estou aguardando ansiosamente pelo começo das inscrições, outubro quero participar da prova do Encceja e concluir os meus estudos, ano que vem partiu ENEM e se Deus quiser entrarei na faculdade. #Encceja2017

    Responder este comentário

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.