CPFL esclarece rumor sobre contas falsas de energia

CPFL esclarece rumor sobre contas falsas de energia

12 de maio de 2017 1 comentário

As faturas passaram por mudanças para melhorar a gestão de entregas, o que levantou suspeita entre os consumidores

Na última quarta-feira, 10, a reportagem foi questionada pela população a respeito das supostas contas de luz falsas que alguns munícipes alegam ter recebido em suas residências. Segundo eles, trata-se um “novo golpe”. O que chamou a atenção dos valinhenses foi o código diferenciado na lateral superior do documento, que não existiam nas contas recebidas anteriormente.

O JTV entrou em contato com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), que informou que a alegação não passa de um boato nas redes sociais. O símbolo que chamou a atenção dos consumidores trata-se do QR Code, tarja quadrada do lado externo da fatura que tem o funcionamento similar a um código de barras. “O QR Code auxilia na gestão de entrega das contas de energia elétrica pelas concessionárias, e as informações presentes no código são as mesmas que existem impressas externamente e não revela dados pessoais do cliente.” Informou a assessoria de imprensa da Companhia.

A mudança atinge as contas impressas a partir do mês de mês de abril, por isso não está presente nas faturas anteriores. A nova funcionalidade está disponível nas contas dos consumidores da CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Mococa, CPFL Sul Paulista, CPFL Lestes Paulista, CPFL Jaguari e CPFL Santa Cruz.

A CPFL Energia ainda afirma que as distribuidoras não registram casos significativos de falsificação de faturas de energia em sua área de concessão. Em caso de conta suspeita, acesse o site www.cpfl.com.br, realize nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido. Importante saber que neste caso (segunda via pela Internet), o QR Code não será impresso, pois trata de ferramenta para a logística de entrega, que não é esse caso.

Sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço CPFL

Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos/transferências ou pagamento em dinheiro durante ou após atendimento, não importa qual seja o motivo; O acesso do colaborador ou prestador de serviço da CPFL está restrito ao medidor de energia elétrica. Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.

Sobre contatos via telefone e e-mail

A CPFL não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via fatura de energia; a Companhia também não promove sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia;

Em situações suspeitas, a CPFL orienta o cliente não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. Caso o cliente sinta-se lesado, é recomendado o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes.

1 comentário até agora

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  1. Roberta
    #1 Roberta 1 junho, 2017 , 13:32

    Isso é verdade, não trata-se de rumores. Aqui na Cidade de Castanhal,PA um conhecido foi vítima, inclusive registrado na DPC.

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