DAEV inicia readequação do canal da captação do reservatório do Moinho Velho

DAEV inicia readequação do canal da captação do reservatório do Moinho Velho

21 de outubro de 2016 0 comentários

Local é uma reserva técnica de água de Valinhos

A readequação do canal da captação do Reservatório do Moinho Velho, em Valinhos, começou nesta quinta-feira, 20/10. Segundo o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), as obras, que serão realizadas por uma empresa particular contratada por meio de licitação, estão previstas para durarem aproximadamente 45 dias e têm o objetivo de reforçar a estrutura existente. Serão investidos cerca de R$ 102 mil, com verbas próprias, para as intervenções no local. O reservatório é uma das fontes de captação de água da cidade. As obras não irão interferir na captação.

Segundo a área de Operação e Manutenção do DAEV, serão construídos aproximadamente 15 metros de estrutura em concreto ao longo do canal e do extravasor (Local por onde sai a água excedente do reservatório em direção ao Córrego Bom Jardim). As intervenções no local são necessárias pois, caso ocorra uma chuva com muito volume de água, existe o risco de danos à estrutura da lateral do reservatório. Por causa das chuvas que aconteceram em março deste ano, houve o deslocamento da estrutura da comporta de entrada do reservatório, além de danos no talude lateral do reservatório. Os reparos na comporta já foram realizados.

O reservatório do Moinho Velho, construído em parceria com oleiros e ceramistas, localiza-se no bairro dos Ortizes e foi inaugurado em 1996. Foram retirados do local para a construção 120 mil m³ de areia e argila. A vazão do reservatório é de 35 litros por segundo, com capacidade de armazenamento de água de 120 milhões de litros.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.