Dóceis, jabutis são animais fáceis para criar

Dóceis, jabutis são animais fáceis para criar

31 de janeiro de 2017 0 comentários

Primos das tartarugas, eles não ficam na água, mas necessitam de luz solar direta para viverem bem

Caso você pense em ter um jabuti em casa, saiba que esse animal está ameaçado de extinção, e, portanto, é protegido pelo Ibama. O órgão autoriza apenas duas espécies para criação – o jabuti-piranga e o jabuti-tinga. Diferentes das tartarugas, eles vivem em ambiente terrestre e não gostam de água. Para criá-los, é importante se atentar aos cuidados para não confundir com as tartarugas, além de exigir uma nota fiscal na hora da compra para se certificar sobre a legalidade da transação do animal e não sustentar o tráfico de animais silvestres.

Da mesma forma que as tartarugas, o jabuti é uma companhia tranquila. Não faz grandes bagunças e pode circular pelo quintal livremente, pois precisa de sol direto todos os dias. Caso ele não receba os raios de sol, pode ficar fraco em vitaminas e com o casco mole, além de entrar em depressão.

Outros cuidados com o bichinho

Em primeiro lugar, antes de ter um jabuti, é importante saber se há um bom lugar para ele ficar. Além de um local aberto e com luz solar, é importante que o piso não seja liso, para não escorregarem e forçarem os membros (o que pode causar complicações no futuro), mas que tenha preferencialmente grama (mesmo que sintética).

Outra questão é que, assim como cachorro, ele precisa de uma casa. Ou seja, algo confortável e de bom tamanho para ele se cobrir da chuva ou se recolher quando necessitar de um abrigo.

Animais sofrem risco de extinção e devem ser adquiridos por comércio legal e com nota fiscal autorizada pelo Ibama

Animais sofrem risco de extinção e devem ser adquiridos por comércio legal e com nota fiscal autorizada pelo Ibama

É preciso ainda saber que os jabutis gostam de morder, como forma de demarcar território, e que mesmo os filhotes podem abocanhar os dedos de seus cuidadores. Portanto, mesmo que eles sejam de ótimo convívio com crianças, é necessário cuidado. Outra questão é não deixar gatos e cachorros soltos perto do jabuti, pois o pequeno e lento animal pode acabar levando uma mordida.

Alimentação

Existem rações próprias para jabutis que podem ser dadas uma vez ao dia. Outra forma de alimentar bem o animal é lhe dando frutos, flores, folhas e verduras. Já a proteína deve vir de minhocas, insetos e pequenos vertebrados, sendo que carne pode ser dada apenas de vez em quando. É preciso ainda suplementos alimentares, como os de cálcio, para os que vivem em cativeiro.

Se você não der ração, lembre-se que o mais importante é diversidade dos alimentos, com 85% de vegetais, 10% de frutas e 5% de proteína animal. Quanto à água, sempre deixe disponível ao jabuti, mas em recipientes rasos para ele não se afogar.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.