Dr. Vitor Xavier fala sobre as vantagens do tratamento homeopático

Dr. Vitor Xavier fala sobre as vantagens do tratamento homeopático

23 de novembro de 2015 2 comentários

Médico atuante em Vinhedo há 21 anos, o especialista esclarece dúvidas sobre o método

Comemorou-se no dia 21 de novembro o Dia da Homeopatia. Em celebração a essa data, a redação do Jornal Terceira Visão de Valinhos conversou com o Dr. Vitor Xavier da Silva, 56, médico formado pela Universidade do Rio de Janeiro (UNI RIO) e especializado na área da homeopatia.

A homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796. De acordo com ele, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.  Por exemplo: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarreia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância preparada homeopaticamente ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarreia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas. Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.

“Apesar de também atuar em muitos casos agudos para a cura, sem dúvida, sua maior vantagem sobre o tratamento convencional é a prevenção de doenças”, explica o médico.

“Apesar de também atuar em muitos casos agudos para a cura, sem dúvida, sua maior vantagem sobre o tratamento convencional é a prevenção de doenças”, explica o médico.

Segundo Vitor, que atua em Vinhedo há 21 anos, o amor pela homeopatia teve início ainda durante o curso de medicina, já que sua Universidade oferecia o Curso de Homeopatia como Disciplina Optativa durante a Graduação. Ao entrar em contato com a técnica homeopática, foi observando e se encantando com os resultados obtidos pelo tratamento, muitas vezes em casos nos quais a Terapêutica Convencional não resolvia satisfatoriamente. “Ao terminar o curso, já sabia que seguiria essa especialidade médica e fiz mais um curso de especialização depois de formado, em 1985”, conta.

As vantagens do tratamento homeopático

A principal vantagem do uso da técnica, de acordo com o Dr. Vitor Xavier, é o tratamento preventivo. “Apesar de também atuar em muitos casos agudos para a cura, sem dúvida, sua maior vantagem sobre o tratamento convencional é a prevenção de doenças”, explica. O especialista exemplifica citando um paciente que sofre de rinite alérgica, e tem no tratamento convencional excelentes remédios para crises (antialérgicos, corticoides), mas nem sempre obtém bons resultados para que elas cessem.  “Com a homeopatia, fazemos com que as crises parem de acontecer. O tratamento convencional trata muito bem as crises, mas a o tratamento homeopático impede que elas aconteçam. Isso acontece muito com doenças crônicas repetitivas, onde atuamos para acabar com o problema e deixar de apresentar as crises”, completa.

“O tratamento convencional trata muito bem as crises, mas a o tratamento homeopático impede que elas aconteçam”

Apesar dos benefícios, existe relutância por parte da população na hora de optar pelo tratamento. “Acredito que a falta de informação e conhecimento sobre o que é e como funciona a homeopatia influenciem nisso. Até mesmo pelos colegas médicos de outras especialidades. Em minha opinião, não por culpa deles, mas da maioria das Escolas de Medicina que não tem a disciplina Homeopatia durante o curso de graduação, fazendo com que a maior parte dos médicos se forme sem ter tido nenhuma informação sobre a prática durante o curso. Fui professor da UNI RIO e coordenador de um curso de especialização no Rio de Janeiro, e costumava dizer em minhas aulas que homeopatia não é religião em que se acredita ou não. É CIÊNCIA, Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina”, explica.

Os problemas que geram maior procura pelo tratamento são os casos crônicos nos quais o tratamento convencional não apresenta bons resultados na cura definitiva, mas somente amenizam as crises, segundo o especialista. “Após longos períodos de repetição das crises os pacientes chegam à Homeopatia buscando acabar com o problema. Podemos citar alguns exemplos comuns, como infecções repetidas, alergias, dores crônicas, enxaquecas e sinusites”, completa o médico.

 

Ação em conjunto

 

É importante ressaltar que o recomendado pelos profissionais é que não se interrompa o tratamento alopático convencional, mas que utilize a homeopatia em conjunto com outros tratamentos já em andamento. “Sempre oriento isso aos pacientes. Não há nenhuma incompatibilidade e muitos colegas sabem disso, e tratam conjuntamente o paciente. Exemplificando fica mais fácil entender: se o paciente tem enxaqueca, na hora da crise ele vai tomar os analgésicos para acabar com a dor, pois são eficientes e tem um alívio rápido. Mas com a Homeopatia fazemos um tratamento para que as crises parem de acontecer. Dessa forma elas vão diminuindo até pararem de acontecer e o paciente para de tomar os remédios convencionais, não porque não possa, mas porque não precisa mais, uma vez que não mais crises nem dor”, ressalta Vitor.

 

2 Comentários até agora

Ir para uma conversa
  1. bel
    #1 bel 23 fevereiro, 2016 , 23:58

    Boa noite, acredito muito na cura pela homeopatia, gostaria de saber se existe algum tratamento dentro desta especialidade para toxoplasmose ocular.

    Responder este comentário
  2. ELDER DE ALMEIDA
    #2 ELDER DE ALMEIDA 17 abril, 2017 , 14:13

    Boa Tarde meu nome é Elder, sou uma pessoa extremamente ansiosa e grande parte de meus parceiros de trabalho falam disso e que eu me desconcentro com muita facilidade, e isso é verdade.
    Venho buscar na homeopatia um remedio forte para ansiedade e principalmente para concentração.

    Gostaria de saber o telefone desse homeopata de Vinhedo que trabalha há mais de 21 anos com isso e qualquer outro homeopata muito bom que alguem conheça, por favor me passem o telefone ou site, tem que ser em valinhos ou vinhedo.

    Grato desde já.

    Responder este comentário

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.