Editorial: Ser valinhense é …

Editorial: Ser valinhense é …

7 de julho de 2017 0 comentários

A questão do ser sempre foi uma das maiores inquietações filosóficas desde a Grécia Antiga. Historicamente, desde 600 anos antes de Cristo se pensa sobre essa ideia. E foi Parmênides o primeiro a propor o tema diferenciando em tom sublime o que é ser e o que não é. O tema atravessou os séculos até o existencialismo contemporâneo, em especial de Sartre, que destaca a dissolução momentânea da forma: A essência do nosso ser se renova e se altera a cada instante.

Mas, independente da consideração metafísica ou psicológica que se dê ao que é o ‘ser’, ser tem a ver, com certeza, com o meio em que se vive. Isso porque o ambiente influencia a vivência de cada um em suas particularidades: clima, relevo e claro, a sociedade local. Sendo assim, o ser de um determinado lugar pode ser uma amostra do que é esse lugar. Dessa forma, o que seria o ser de Valinhos? Em outras palavras, o que significa, em coisas do dia a dia, ser valinhense?

Ser valinhense é, talvez, ter uma simplicidade ‘caipira’ de conduta, mesmo estando ao lado de uma das maiores cidades do estado. É sofrer nas reduções constantes de marcha para subir seus vários e longos morros, mas não deixar de admirar as belas vistas que eles proporcionam. É buscar sombra fresquinha sob suas ‘árvores anciãs’ sobreviventes no calor e sentir o vento frio que sopra da Serra dos Cocais. Ser valinhense é aproveitar da nossa natureza local, mesmo não a respeitando como deveríamos.

Sem dúvida ser valinhense é desviar dos inúmeros buracos da cidade, mas admirar a tradição das calçadas com pedras portuguesas – algumas também sem a devida manutenção. Ser valinhense é reclamar da exígua vida noturna da cidade, mas usufruir de passeios tranquilos no CLT, Praça 500 Anos e outras, e em eventos familiares como as atuais quermesses. Por fim, ser valinhense, em poucas linhas, é ter orgulho do nosso “pedacinho reluzente” de encantos mil que inspira amor febril.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.