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Aleksandro Barbosa de Figueiredo fala sobre projeto em Valinhos

Mestre em Educação pela Unicamp, psicopedagogo e especialista em neuroeducação

O Projeto para a Recomposição da Aprendizagem Pós-Pandemia em Valinhos se baseia em estratégias utilizadas por alguns dos países com os melhores níveis de educação, em políticas públicas de leitura, nos moldes do Plano Nacional de Leitura de Portugal, e na alfabetização baseada na ciência, conforme o programa Tempo de Aprender, que faz parte da Política Nacional de Alfabetização.

Quem é Aleksandro Barbosa de Figueiredo?

Tenho uma excelente formação e muita experiência nas áreas da educação e da tecnologia da informação, além de ser apaixonado pela educação e por ensinar. Também gosto muito de esportes, de todas as artes e da cultura em geral. Como professor de Artes, dirigi três peças no FESTEVI, e fui cofundador do FESTEJAC (Festival Estudantil de Teatro de Jacutinga), onde dirigi sete peças.

Aleks onde trabalha atualmente?

Estou trabalhando em casa, divulgando conhecimentos e técnicas que possam contribuir para a construção de uma educação cada vez melhor, no canal Aleks Figueiredo Pensando Educação, no YouTube, e preparando um curso online, que devo lançar em dois ou três meses.

Desde quando atua como educador?

Após trabalhar muitos anos com informática, decidi me dedicar exclusivamente à educação em 1998, e comecei a pós-graduação em psicopedagogia, com o objetivo de atuar na formação de professores. Meu primeiro emprego na área foi em 1999, como professor concursado de Artes na E.M. da Vila João XXIII, em Vinhedo (atual E.M. Professor Ricardo Junco Neto).

O que pretende com o seu projeto de recomposição da aprendizagem pós-pandemia em Valinhos?

Contribuir para a superação das enormes defasagens de aprendizagem resultantes da paralisação das aulas por quase dois anos.

Quando surgiu a oportunidade de escrever o projeto?

A ideia do projeto surgiu em uma conversa com o vereador Alécio Cau, no intervalo da sessão da câmara municipal, no dia 8 de fevereiro deste ano. Eu estava lá, junto com um grupo de pais, buscando apoio para reverter o adiamento do início das aulas, que tinha sido decretado na quinta-feira anterior. Após conversarmos sobre os graves problemas devido à paralisação das aulas por quase dois anos, decidi elaborar um projeto para a superação desses problemas.

Por que há a necessidade da recomposição de aprendizagem?

Estamos passando pela maior crise na história da educação. Após quase dois anos sem aulas presenciais, as perdas de aprendizagem foram enormes e aumentou bastante a diferença de conhecimento entre os alunos. É fundamental definir estratégias para a redução dessas perdas. Essa questão foi abordada por especialistas em educação de vários países. A maior parte deles acredita que a simples remediação, com aulas de recuperação, não é suficiente para solucionar o problema. É muito difícil, se não impossível, recuperar todas as aprendizagens perdidas. A ideia da recomposição da aprendizagem está relacionada com a flexibilização do currículo, priorizando as aprendizagens focais[1]. Isso foi feito em redes de ensino de várias partes do mundo e é um dos pontos centrais do projeto.

O projeto criado inclui todas as disciplinas?

O projeto apresenta estratégias pedagógicas gerais, que podem ser utilizadas em todas as disciplinas. Possíveis exceções são as disciplinas com maior ênfase na prática, como Educação Física e Artes, dependendo da proposta pedagógica adotada.

Quando será apresentado e qual o próximo passo?

O projeto foi apresentado no dia 2 de junho de 2022, às 14h30, no auditório da Casa dos Conselhos, em Valinhos. Eu entendo que o próximo passo deva ser um debate com membros do sistema municipal de ensino, dos conselhos municipais, do poder legislativo e representantes de pais, buscando aprimorar o projeto. Depois disso é fundamental sua apresentação para todos os profissionais do sistema municipal de ensino, pois somente com seu apoio e engajamento será possível garantir a efetiva implementação do projeto. As etapas seguintes são o treinamento para os professores e a elaboração do planejamento flexível pelos professores e gestores do sistema municipal de ensino, com a definição dos conteúdos e habilidades que serão priorizados.

Deixe uma mensagem para a população valinhense

Estamos passando por um momento de grave crise na educação. Momentos assim necessitam de grandes esforços para sua superação, mas, por outro lado, oferecem ótimas oportunidades para o encontro de soluções inovadoras, que possibilitem atingir níveis de qualidade superiores aos de antes da crise.

Se conseguirmos melhorar substancialmente o processo de alfabetização e a habilidade de leitura dos alunos, pontos centrais do projeto, teremos uma melhoria significativa na qualidade da educação de Valinhos, o que certamente ajudará a minimizar a defasagem de aprendizagem atual.


 

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