Fórum de Cidades Digitais em Vinhedo tem mais de 30 municípios inscritos

Fórum de Cidades Digitais em Vinhedo tem mais de 30 municípios inscritos

25 de setembro de 2017 0 comentários

Objetivo é contribuir com o desenvolvimento tecnológico para melhorar oferta dos serviços públicos

 

Gestores de mais de 30 municípios já estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que será realizado em Vinhedo na próxima quinta-feira, 28, no auditório do Ceprovi. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, terá a participação do assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Ramos, e a apresentação de iniciativas digitais em andamento nos municípios de Vinhedo, Indaiatuba e Vargem Grande do Sul.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O objetivo, conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, é promover a troca de experiências e levar informação a prefeitos, gestores e vereadores sobre como desenvolver os municípios e facilitar a vida dos cidadãos por meio da tecnologia.

Um levantamento feito pela RCD junto TSE mostrou que 80% dos prefeitos da mesorregião de Campinas incluíram no plano de governo, no ano passado, propostas em tecnologia para otimizar algum setor da administração pública. Marinho ressalta que tal planejamento já surge como uma demanda da população, que espera cidades mais conectadas, acessíveis e eficientes.

“Já existem diversas Prefeituras trabalhando o conceito das cidades inteligentes, com sensores e usufruindo-se dos dados gerados pela própria população para fazer gestão, mas isso ainda é uma realidade distante da maioria dos pequenos e médios municípios, que precisam de infraestrutura, sistemas e soluções para desburocratizar os processos”, observa o diretor da RCD.

 

 

Modelo vinhedense

Vinhedo é um dos municípios mais avançados do Brasil neste quesito. Entre as inovações do projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital estão a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas online em menos de 24 horas.

O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, reforça a importância da Tecnologia da Informação como ferramenta para aproximar a população de serviços públicos de qualidade, com rapidez e alinhado às tendências na área. O prefeito ressalta ainda que em tempos de cortes de gastos na área pública, por conta da crise financeira que atinge os municípios, a implantação do conceito de Cidade Digital, a ação estratégica de gestão integrada e a ampliação dos serviços online possibilitam avanços importantes com otimização de recursos.

“Ter um sistema integrado na área da Saúde e Educação, por exemplo, permite ao gestor ter uma visão mais holística e integrada dos processos na área pública. Isto facilita a tomada de decisões e, principalmente, o corte de gastos desnecessários, priorizando o que, de fato, a população necessita”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.

A cidade conta com 80 km de fibra óptica, o que possibilitou a informatização das principais secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social e ainda a disponibilização de internet gratuita para a população, com cobertura de 80% da área urbana e velocidade dedicada de 1MB.

Com o avanço tecnológico e o ambiente de inovação proporcionado pela cidade, Vinhedo pode receber o projeto piloto de ‘Internet das Coisas’ do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em discussão no âmbito nacional.

 

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista

28 de Setembro, em Vinhedo

Início: 08h30

Local: Auditório do CEPROVI – Av. Independência, n° 5407 Jd. Alba

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.