Gestores de 40 municípios participam do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, em Vinhedo

Gestores de 40 municípios participam do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, em Vinhedo

29 de setembro de 2017 0 comentários

Prefeito Jaime Cruz e outros chefes do Executivo da região receberam homenagens por projetos inovadores na região

 

Vinhedo recebeu nesta quinta-feira, 28, no Ceprovi, prefeitos, gestores e vereadores da região para  tratar da informatização dos serviços públicos e formas de atender melhor a população por meio de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. O I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, reuniu representantes de 40 municípios, interessados em conhecer modelos e soluções visando eficiência de gestão.

A redução de custos é um dos principais pontos positivos ao se investir em tecnologia, conforme destacou o prefeito anfitrião do evento, Jaime Cruz. Com uma grande estrutura e resultados positivos através da implantação do projeto SIM Vinhedo Digital, o município já se prepara para receber aplicações de Internet das Coisas, conceito que já é considerado o próximo marco da revolução tecnológica no mundo.

“Investir em tecnologia vai resultar em economia financeira e dar uma cara nova para a cidade. Nós estamos otimizando serviços. O cidadão quer soluções práticas e a tecnologia é uma ferramenta que pode nos ajudar”, disse o prefeito, ressaltando os ganhos em desburocratização dos processos, por exemplo, após a adoção do Cartão Cidadão, que reúne em uma única base de dados as informações dos moradores para atendimento nas diversas secretarias municipais.

A integração de sistemas é outro ponto essencial que deve ser observado pelas prefeituras ao se implantar determinada iniciativa, na visão de especialistas no evento. O assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Luís Ramos, também observa o potencial das cidades digitais para o desenvolvimento local, fomentando a economia criativa. “Permite que a população se aproprie dessa tecnologia e possa encontrar novas formas, por exemplo, de divulgar seus trabalhos. Essa interação é muito importante, pois também permite a participação da população na gestão e o poder público, por outro lado, tem essa questão principal de eficiência e economia de recursos”, analisa.

 

 

Projetos Inovadores 

Os prefeitos de Vinhedo, Campinas, Indaiatuba, Elias Fausto, Nova Odessa, Porto Ferreira, Santo Antônio de Posse e Socorro foram homenageados durante o Fórum pelos investimentos em TIC e pelo volume de propostas no setor colocadas, ainda enquanto candidatos, nos planos de governo protocolados juntos ao TSE, no ano passado.

Para o diretor da RCD, José Marinho, o número de propostas (na mesorregião de Campinas 80% dos prefeitos colocaram ações em tecnologia para melhorar algum setor da administração pública) reforça a necessidade das cidades incluírem, cada vez mais, no planejamento estratégico o uso de TIC visando desenvolvimento socioeconômico. “O principal objetivo com tudo isso é melhorar a vida das pessoas, facilitar o dia a dia por meio dos processos eletrônicos. Uma cidade conectada gera mais recursos, atrai mais investimentos e atende melhor o cidadão”, comentou o diretor da RCD.

Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, os investimentos em tecnologia contribuem para que a cidade apareça entre os menores índices de violência do país, com população com mais de 100 mil habitantes. São mais de 900 câmeras integradas na infovia digital. “Indaiatuba está entre as 30 cidades mais conectadas do país. Temos quase 200 km de fibra óptica e um dos menores índices de criminalidade através do sistema de monitoramento”, contou o prefeito.

O I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista teve o patrocínio máster da Mitra Sistemas, ouro da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio do Intercity Hotéis.

Além do prefeito Jaime Cruz, estiveram presentes ao evento a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Vinhedo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, que representou o Executivo no encerramento do fórum; os secretários municipais de Governo, Edison Ruiz; de Transporte e Defesa Social, Junior Vendemiatti; de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Bonesso de Biasi; de Educação, Gilberto Lorenzon; de Habitação, Val Souza; e de Saúde, Alexandre Viola; bem como os vereadores Nil Ramos (presidente da Câmara), Marcos Ferraz e Rubens Nunes.

 

 

Exemplo

Vinhedo é exemplo de cidade digital no país. Entre as inovações da cidade estão o projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital, que permite, por exemplo, a abertura de empresas online em menos de 24 horas. A cidade possui uma rede composta por 80 km de fibra óptica, que possibilitou a informatização total das principais secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social e ainda a disponibilização de internet gratuita para a população, com cobertura de 80% da área urbana e velocidade dedicada de 1MB.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.