Literatura infantil e a inclusão de crianças com deficiência

Literatura infantil e a inclusão de crianças com deficiência

22 de setembro de 2017 0 comentários

 

O mês de setembro é nacionalmente conhecido como o mês de luta das pessoas com deficiência. Mas a luta e a inclusão vão além de ônibus adaptados e rampas pela cidade. Antes de tudo, é preciso educar as pessoas desde cedo, mostrando que todos têm direito de serem tratados com igualdade e os livros têm papel importante nesse momento.

“Cada vez mais produções de histórias com protagonismo de crianças com diferentes tipos de transtornos ou deficiências têm um papel fundamental para proporcionar a estas crianças o reconhecimento de sua singularidade, e às demais crianças a compreensão das diferentes formas de ser.”, afirma Cynthia Spaggiari, coordenadora da equipe de curadoria da Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil.

Para ajudar os pais a falarem sobre essas questões com seus filhos, a Equipe de Curadoria da Leiturinha reuniu indicações de livros que abordam o respeito às diferenças.

 

Confira:

Rodrigo bom de bola
Autor: Markiano Charan Filho
Editora: Nova Alexandria
André tem um amigo que se chama Rodrigo. Rodrigo é cego e um dia chegou na escola com o pé machucado de jogar bola. Jogar bola? É isso mesmo, Rodrigo é o craque do time “É pra já”. Essa história fofa conta como os cegos praticam esportes e ainda termina com uma partida emocionante de futebol!

 

Meu Irmão Não Anda, mas Pode Voar 
Autor: Angel Barcelos
Editora: Autêntica
Uma história linda que aborda com delicadeza dois assuntos: adoção e deficiência física. É a história de uma menininha que se sente muito sozinha e sempre pede um irmãozinho a seus pais, afinal, suas amiguinhas têm! Sua surpresa de aniversário era um irmãozinho, mas ele já chegou grande e não podia andar… mas para ela nada disso importou, ele era seu irmão do coração e, juntos, eles brincavam e voavam usando o mais lindo dos poderes, a imaginação!

 

As obras estão disponíveis na Leiturinha Digital, uma biblioteca digital com mais de mil livros e vídeos para as crianças de até 12 anos. A plataforma é disponibilizada para assinantes do Plano Duni da Leiturinha, e pode ser acessada em tablets ou computador. Os interessados também pode conhecer, acessando o aplicativo por 7 dias grátis! Basta baixá-lo através do Google Play ou App Store do seu tablet. Assim, toda a família poderá aproveitar as principais obras e curtir todos os livros juntos!

 

Sobre a Leiturinha
Criada em 2014, a Leiturinha é o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, promovendo o hábito da leitura compartilhada para mais de 70 mil famílias, distribuídas em mais de 4.000 cidades brasileiras. A atuação da empresa se baseia no incentivo à leitura e na curadoria dos livros, para proporcionar experiências de aprendizado e diversão em família. Mensalmente cada assinante recebe em casa um kit contendo livros selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança, uma carta pedagógica e outras surpresas, além do acesso gratuito à Biblioteca Digital – com mais de 1000 livros e vídeos. Para mais informações, acesse:www.leiturinha.com.br

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.