“No futuro prescreveremos as bactérias ao invés de matá-las”, diz pesquisador americano

“No futuro prescreveremos as bactérias ao invés de matá-las”, diz pesquisador americano

29 de setembro de 2017 0 comentários

Paul E. Wischmeyer ministrou palestra sobre microbioma humano durante XXI Congresso de Nutrologia em São Paulo

 

Um dos principais nomes mundiais no ramo de pesquisa sobre microbioma humano, Dr. Paul Wischmeyer, ministrou o simpósio satélite “O papel do microbioma na saúde e na Doença: Podemos mudar o mundo!”, durante o XXI Congresso de Nutrologia, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, na quinta-feira (28).

O microbioma humano são as bactérias que compõem nosso organismo, juntamente com nossas células, tecidos e órgãos. De acordo com o pesquisador, são mais de 20 milhões de agentes microbianos, quantidades esta que supera, inclusive, o número de genes humanos.

Durante sua apresentação, o pesquisador afirmou que estamos muito acostumados a enxergarmos as bactérias como vilãs. “Passamos muito tempo tentando matá-las com a utilização de antibióticos. Mas nós já sabemos que o uso correto de probióticos é eficaz no tratamento de doenças e é muito provável que, num futuro próximo, nós prescrevamos pílulas de fezes ou transplante de microbioma”.

Apesar de causar estranhamento, o transplante de fezes tem explicação. Segundo o Dr. Wischmeyer, é nelas que se encontram a maior parte do microbioma humano. “Um intestino saudável é um intestino diversificado, com muitos tipos de micro-organismos. A partir de um sequenciamento nós conseguimos descobrir exatamente quão diverso é o seu microbioma”.

Os tipos de parto também foram comentados pelo pesquisador. Segundo ele, os bebês que nascem de cesariana não têm contato com o microbioma da mãe e, por isso, acabam tomando mais antibióticos na infância.

 

O Sequenciamento do microbioma – tecnologia inédita no Brasil

O sequenciamento do microbioma permite a identificação precisa e inequívoca de centenas ou milhares de micro-organismos de uma só vez. “Este exame possibilita que a medicina avance em precisão, personalização e prevenção. Pois, conhecendo o papel destes organismos, podemosdiagnosticar os pacientes com mais precisão e também prever como eles reagirão a determinados antibióticos”, explica Wischmeyer.

Novidade no Brasil, o sequenciamento do microbioma é feito pela Bioma4Me de forma acessível e prática. Segundo Alan Hiltner, sócio da Bioma4Me, o mapeamento de micro-organismos permite também identificar se existe propensão ao desenvolvimento de determinadas doenças, como diabetes, arterosclerose, artrite ou câncer de cólon”.

Para solicitar o sequenciamento, não é preciso pedido médico e o próprio paciente pode pedir seu exame por meio do site (www.bioma4me.com.br), onde ele também responderá um questionário, contando quais os motivos que o levaram a solicitar o sequenciamento.

Após o cadastro e o pagamento realizados, o paciente recebe em casa uma caixa com os instrumentos de coleta esterilizados e um envelope para encaminhar de volta seu material. São 45 dias para o material ficar pronto e o paciente terá acesso a um laudo didático sobre as principais bactérias presentes no seu microbioma. Já o médico pode ter o acesso a um laudo mais complexo com informações mais técnicas e com referências científicas.

 

Sobre o Profº Paul E. Wischmeyer

Seu trabalho inclui pesquisa e ensino sobre preparação e recuperação de cuidados intensivos, cirurgia, câncer e outras doenças crônicas, centralizando no papel da nutrição, do exercício, dos microbiomas, probióticos e outras intervenções relacionadas à nutrição. Sua motivação partiu de sua própria experiência como médico e paciente: passou por mais de 20 grandes cirurgias, estando na UTI várias vezes devido a uma doença de GI infantil que levou mais da metade de seu intestino.

 

Sobre a Bioma4Me

A Bioma4Me é uma empresa pioneira na prestação de serviços de sequenciamento de microbioma humano no Brasil e na interpretação de seus resultados clínicos. Acredita em uma medicina personalizada, auxiliada por diagnósticos genéticos do microbioma de cada indivíduo, oferecidos a custo acessível, com grande precisão e no menor prazo possível.

 

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.