O que é mais vantajoso – Gasolina ou álcool?

O que é mais vantajoso – Gasolina ou álcool?

28 de julho de 2017 0 comentários

Com a alta no preço da gasolina a partir do decreto do Governo, na última semana, que aumentou os impostos, era bem possível que o etanol se tornasse mais vantajoso para abastecer os automóveis ‘flex’, não é mesmo?

Todavia, essa teoria nem sempre pode ser considerada verdade entre os consumidores, devido aos diferentes preços exercidos no mercado. Sendo assim, a velha dúvida continua: é mais vantajoso abastecer com gasolina ou álcool?

Segundo o Inmetro, em um automóvel flex, a autonomia do etanol em relação à da gasolina vai de 69% a 72%, dependendo de cada motor. Essa é uma média, porém tem veículos que são mais eficientes com etanol, outros com gasolina, mas não foge muito dessa proporção.

Em relação à manutenção e ao desgaste de peças dos carros com motor flex, as montadoras garantem que não existem diferenças notórias ou problemas gerados no abastecimento para qualquer proporção álcool-gasolina. Mesmo assim, há muitas histórias de pessoas que se dizem entendidas no assunto que contam que é melhor para o carro ser abastecido por gasolina do que álcool, ou ainda que o carro se acostuma com um dos combustíveis, ou até mesmo que se você abastecer o carro constantemente com álcool, você deverá abastecer algumas vezes com gasolina porque o álcool não é tão “bom” quanto a gasolina. Todas essas lendas não conduzem com a realidade vivenciada pelas oficinas e montadoras.

O motorista de veículos normais deve considerar quando for abastecer o seu automóvel a diferença de preços, já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância, afirmam especialistas.

Para saber qual a melhor opção, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) recomenda que o motorista faça uma conta simples. Veja como fazer o cálculo:

Multiplique o valor da gasolina no posto de combustível por 0,7

– Se o resultado for maior que o valor do álcool, vale abastecer com álcool.

– Se o resultado for menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

Da mesma forma, você pode dividir o valor do etanol pelo da gasolina, se o valor for maior que 0,7 abasteça com gasolina, se for menor abasteça com o álcool.

A receita para economizar combustível com seu carro é a combinação de três atitudes: dirigir de maneira correta, manutenção em dia e tomar cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer.

A receita para economizar combustível com seu carro é a combinação de três atitudes: dirigir de maneira correta, manutenção em dia e tomar cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer.

Dicas para economizar combustível

Tanto para quem escolhe o etanol como para quem prefere a gasolina algumas dicas podem ajudar a economizar combustível. Vale ressaltar que o consumo de combustível do carro está ligado diretamente à manutenção preventiva e à forma como o motorista dirige.

Utilizar menos o ar condicionado, por exemplo, é uma das atitudes recomendadas para poupar energia e dinheiro. Ligar o ar condicionado com as janelas semiabertas também não é indicado. Vale ressaltar, que qualquer equipamento elétrico consome mais combustível.

Outra dica importante é utilizar a marcha mais alta possível, com rotação de até 2,5 mil giros. O carro não vai ter tanta agilidade, mas normalmente quanto menor a rotação do motor, maior a economia.

A impaciência no trânsito é outra vilã da economia. Acelerar muito faz com que os freios sejam mais utilizados, o que provoca maior gasto de energia. Portanto, é preciso manter o acelerador mais constante possível.

Portanto, você prefere gasolina ou álcool? Qual o melhor para o seu veículo? E qual é mais vantajoso na sua cidade? Estas são as perguntas corretas para você responder e poder economizar e poupar o seu bolso, principalmente com o novo aumento.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.