Ocupe.Arte: projeto impulsiona a cena artística da cidade

Ocupe.Arte: projeto impulsiona a cena artística da cidade

12 de maio de 2017 0 comentários

Segunda edição do evento reúne artistas locais em três dias de atrações

Exposições de artes, flash day de tatuagem, oficina de arte para crianças, sessão de fotos e mesa redonda com artistas plásticos são apenas algumas das atrações que integram a próxima edição do Ocupe.Arte. O evento, que começa hoje e segue até domingo (dia 14), é uma iniciativa do artista plástico e produtor cultural Genivaldo Amorim e do fotógrafo Tomás Cajueiro em criar soluções viáveis para a crônica falta de espaços expositivos em Valinhos. O evento é gratuito.

“Existe claramente uma necessidade por espaços culturais para que artistas visuais possam expor seu trabalho. Fico feliz por poder contribuir nesse processo”, comentou o fotógrafo. A primeira edição aconteceu em janeiro e foi sucesso de público. Nessa, o fotógrafo conseguiu parceria com o estúdio de tatuagem Oca Tattoo, do artista plástico Alan Albertino.

Toda a programação acontece no Oca Tattoo Studio, que fica na sala 22 do prédio nº 1923, na Avenida Invernada. A exposição ficará aberta sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 20h. Vão expor os artistas Alan Albertino, Alexandre Filiage, Amanda Barroso, Andressa Turchesi, Camila Pedrassoli, Rodrigo Soares, Vinicius Visentini e Nego Nato. Este último é um artista digital e designer gráfico de Santos/SP. Sua peculiaridade é que o artista nasceu com paralisia cerebral e, superando as limitações físicas, desenvolve trabalhos no Photoshop com ajuda de uma escova de dentes. Ele segura a escova com a boca e pressiona o teclado do computador. Assim, desenvolve diversos produtos, como camisetas, canecas, copos, bonés e logos para empresas.

 

Outras atrações

Mais expressões artísticas interessantes integram a programação. Amanhã (sábado), terá uma sessão de fotos do projeto Retratos Brasileiros, co-fundado por Tomás Cajueiro. Em suas palavras, o projeto busca “apresentar o brasileiro ao próprio brasileiro para que no processo de autoconhecimento possamos nos tornar um povo mais forte e unido”.

Paralelo, terá ainda um Flash Day, no qual os quatro artistas e tatuadores do Oca Tattoo vão disponibilizar desenhos exclusivos para serem tatuados por um preço especial no dia do evento. De acordo com a organização, esse tipo de interação com o público é importante para dar espaço a cenários que, por razões históricas e culturais, sempre foram excluídos.

O evento integra ainda mesa redonda com artistas plásticos, oficina de arte para as crianças com a desenhista Amanda Barroso e outras atividades que serão publicadas na página do Ocupe.Arte no Facebook.

Ocupar e persistir

Essa é uma edição extra do Ocupe.Arte, que teve a primeira edição em janeiro deste ano. Mesmo que ela não seja tão grande quanto o primeiro evento (que está previsto para acontecer novamente no início do próximo ano), o foco é continuar realizando exposições, mesmo que menores, mas intermediárias entre as grandes edições do projeto, para incentivar a utilização de espaços alternativos para exibição e divulgação de arte na cidade.

“É motivo de alegria ver que de fato a população de Valinhos tem enorme interesse em conhecer os artistas da cidade. Feliz por dar essa oportunidade a população. Especialmente feliz por trazer para um estúdio de tatuagem, arte que tão frequentemente é marginalizada, grandes nomes das artes visuais de Valinhos”, falou Tomás Cajueiro.

“O projeto Ocupe.Arte foi criado em janeiro com o objetivo levantar a questão da falta de espaços expositivos na cidade, e apesar da enorme repercussão que a exposição alcançou, se tornando um marco na história da cidade, passados mais de 3 meses, não tivemos nenhuma indicação por parte do poder público de que essa situação irá mudar futuramente. A nossa esperança é que chegue o dia em que possamos fazer o Ocupe.Arte unicamente como exercício conceitual, de explorar esses espaços alternativos pelas suas características diferenciadas, e não mais para falar de falta de espaços culturais na cidade”, comentou ainda Genivaldo Amorim.

Programação

Visitação da exposição: dias 12 a 14, das 10h às 20h

Oficina de arte para crianças com Amanda Barroso: dia 12, das 14h às 16h

Flash Day (tatuagem): dia 13, das 10h às 22h

Retratos Brasileiros (sessão de fotos): dia 13, das 13h às 17h

Mesa redonda com artistas plásticos: dia 14, às 17h

Mais informações por: facebook.com/ocupe.arte.valinhos  e facebook.com/ocatattoostudio

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.