Sim, seus bichinhos estão sonhando!

Sim, seus bichinhos estão sonhando!

3 de dezembro de 2015 0 comentários

Atividades diárias e comida são os principais sonhos de cães e gatos

No fundo, você já sabe que seu cão está sonhando. Quando, enquanto dormia, ele ficou com os olhos levemente abertos, fez movimentos com as patas, tremeu o corpo e emitiu sons, você sabia que ele estava sonhando. Mas agora, pode comprovar, pois pesquisadores já provaram que o fato acontece, e é bem comum.

O sonho canino e felino é comprovado pelo fato de que, durante o sonho, eles possuem ondas cerebrais similares as dos humanos, e, por isso, eles também possuem as mesmas atividades elétricas que as pessoas.

As três fases do sono animal

Cães e gatos possuem três fases de sono – NREM, REM e SWS.

Na primeira, NREM, o sono ainda está um pouco leve, e é nessa fase que eles apresentam pequenos movimentos oculares. Já na segunda, REM, esses movimentos ficam mais rápidos e o sono é profundo. Por fim, a SWS é quando o sono ainda está profundo e os pets respiram rapidamente, para depois acordar.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, é na fase REM que os sonhos acontecem. Eles costumam ter movimentos bruscos, e até mesmo latir, dependendo do sonho.

É importante que os donos saibam que, nessa fase, os cães não devem ser acordados, pois podem ficar muito assustados. Caso tenha necessidade de acordá-lo, chame seu nome com carinho, sempre gentil. Em meio a um sonho, não use a mão para despertá-lo, pois corre o risco de ele morder o dono.

Por que cães dormem mais que humanos?

Uma pesquisa realizada pelo site dailydogtag.com explica que os cachorros geralmente passam 20% do tempo acordado e ativo, 30% acordado e inativo, e 50% do tempo diário dormindo. Já os humanos dormem em média oito horas diárias, ou seja, 33% do tempo.

Isso acontece porque 25% do tempo do sono dos humanos é gasto na fase REM. Já os cachorros passam apenas 10% do tempo de sono no REM. Como o REM é o estágio do sono profundo, onde os sonhos acontecem, eles precisam dormir mais para ter mais tempo dormindo na fase REM, e então estarem descansados.

Principais sonhos

Cães e gatos sonham com atividades que são comuns para eles. Os sonhos geralmente se baseiam em atividades com os donos, brincadeiras, correr atrás de objetos e outros cachorros. Eles podem até mesmo ser sobre comida.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.