Verduras e legumes: o que pode e o que não pode

Verduras e legumes: o que pode e o que não pode

28 de novembro de 2015 0 comentários

Tire suas dúvidas quanto ao que dar ou não para seus animais comerem

Apesar de algumas pessoas acharem estranho, cães podem comer uma grande variedade de frutas, legumes e verduras. Não é recomendado, porém, que animais comam comida de humanos. No entanto, algumas frutas, legumes e verduras, além de estarem liberadas, podem fazer muito bem aos animais.

Muitos donos de cachorros já são adeptos da alimentação natural, que consiste em trocar a ração por comida. Mas lembre: tempero nenhum deve entrar na boca do seu animal. Outro importante fator a se lembrar é que a substituição devem sempre ser feita acompanha de um médico veterinário para que os cães não sofram de falta de vitaminas, proteínas e carboidratos.

Alimentos liberados

O primeiro a se lembrar é que frutas e legumes devem ser cozidas ou trituradas antes de servir aos animais. Isso porque, caso contrário, eles podem ter dificuldades na digestão. É importante lembrar também que nem todos os cães podem se adaptar com esse tipo de alimento, principalmente se ele já estiver habituado a comer ração.

Algumas opções para incrementar o cardápio são: abobrinha, abóbora, aspargos, batata, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha fresca (não em conserva), espinafre, inhame, jiló, mandioquinha, mandioca, manjericão, nabo, palmito, pimentão (todas as cores), quiabo, rabanete, salsinha, tomate, vagem.

Lembre-se: folhas devem ser trituradas, e os legumes precisam ser cozidos.

Alimentos não liberados

Caules: Algumas das verduras liberadas, como brócolis e couve-flor, contém caules. Eles não devem ser ingeridos. Sempre retire o caule antes, eles podem fazer mal ao estômago dos animais.

Pimenta: Nunca, em nenhum hipótese, cogite dar pimenta ao seu cão, pois pode causar gastrite.

Cebola e alho: além do fato de que o gosto não seria agradável, alho e cebola possuem dissulfeto de n-propil e não deve ser oferecido aos cães de forma alguma. Essa substância destrói os glóbulos vermelhos do sangue, e podem causar uma séria anemia. Isso explica o porquê de eles não poderem comer nada com tempero.

Batata crua: As batatas cruas contém solanina, que pode ser tóxica para os cachorros. Elas não são proibidas, mas para serem ingeridas é preciso cozinhas bem. Já as batatas verdes não devem ser oferecidas nem quando cozidas, pois possuem ainda mais solanina.

Tomates verdes: Quando os tomates ainda não estão maduros eles são muito perigosos, até mesmo para humanos. Podem causar arritmias cardíacas, náuseas, dificuldades para respirar e diarreia.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.