Equipe de transição se reúne para debater sobre questões da saúde

Equipe de transição se reúne para debater sobre questões da saúde

9 de dezembro de 2016 0 comentários

Funcionários da Santa Casa podem entrar em greve na próxima semana se não houver pagamento e Inase deve sair no fim do ano

A equipe de transição de governo, entre a atual Administração e a próxima, ficou preocupada com a situação da saúde pública de Valinhos. É o que se conclui após reunião realizada na tarde de ontem, quinta-feira, dia 8, na Prefeitura. Coordenada por Dr. Pedro Inácio Medeiros, a equipe concluiu que se tentou fazer uma minuta de contrato entre o Departamento Jurídico da Prefeitura e a Santa Casa com valor de mais de R$ 28 milhões sem dotação orçamentária, com validade de cinco anos.

Ainda assim, a Santa Casa parou de atender cirurgias eletivas recentemente e, após breve paralisação de funcionários esta semana, por falta de pagamentos, a partir do dia 13 a situação pode se agravar com uma possível greve. Apurou-se também que o Tribunal de Contas já havia apontado irregularidade na forma como a prestação de contas dos repasses vem sendo feita. Mensalmente a Prefeitura repassa R$ 900 mil à Santa Casa de subvenção. Segundo informações apuradas, já teriam tentado tirar a secretária de Saúde, pois ela, Rita Longo, seria contrária ao que foi feito e não teria sido consultada.

Situação tenebrosa e mudanças a caminho

“A situação da saúde pública em Valinhos está crítica e alarmante”, concluiu a equipe, que detectou problemas também da Prefeitura com a Inase (administradora da UPA). A partir de janeiro, por Lei Federal, entra em vigor o marco regulatório e nenhuma entidade assistencial poderá receber subvenção. Todos deverão ter um contrato de prestação de serviço.

Tordin será secretário de Saúde

Na ocasião, Dr. Nilton Tordin, médico infectologista concursado anunciou que será o secretário da Saúde a partir do próximo ano.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.