Valinhos participa da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

Valinhos participa da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

27 de setembro de 2017 0 comentários

Haverá capacitação para profissionais da Saúde e ações educativas e preventivas nas UBS

 

 Com palestras para profissionais de Saúde e ações educativas e preventivas nas Unidades Básicas de Saúde, a Prefeitura de Valinhos e o Grupo Rosa e Amor participam a partir do próximo dia 1º da campanha mundial Outubro Rosa. A ação propõe estimular a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar a população sobre a doença, que corresponde a 25% dos casos novos de câncer a cada ano no País, segundo informações do Ministério da Saúde.

“A mensagem reforça a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas”, disse o secretário da Saúde, Nilton Tordin, complementando que a prevenção e o controle do câncer ginecológico e de mama seguem como prioridade no plano de fortalecimento da linha de cuidados de atenção à mulher, por meio dos programas de saúde desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde durante o ano todo.

A capacitação sobre Prevenção e Rastreamento do Câncer Ginecológico e de Mama será no próximo dia 19, das 8h às 12h, na Sede do Grupo Rosa e Amor. A atividade será direcionada a profissionais médicos ginecologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem e técnicos do serviço de mamografia.

O curso será ministrado pela médica Susana Ramalho, ginecologista e oncologista do CAISM/ UNICAMP e diretora do Grupo Rosa e Amor, e pelo médico Luiz Antonio Verdiani, ginecologista e mastologista do Centro de Atenção à Mulher da Rede Municipal de Saúde.

“A proposta é alertar os profissionais para a importância da prevenção, rastreamento, diagnóstico precoce e tratamento”, disse o secretário da Saúde.

Ao longo do mês, serão realizadas também ações educativas e preventivas nas Unidades Básicas de Saúde, com a distribuição de folders e orientações das equipes. Também será realizado o Bingo da Saúde por meio do qual serão destacados conceitos da prevenção e da promoção à saúde no que se refere ao câncer de mama e ginecológico. No dia 6, às 14h, a atividade será na Secretaria de Saúde; nos dias 10 e 25, às 9h, no Centro de Atenção à Mulher (CEV), e no dia 27, às 14h, no Centro Cultural e Artístico da 3ª Idade.

 

Dados sobre a doença: O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) são esperados 57.960 casos novos de câncer este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal e fatores genéticos e hereditários.

As principais formas de prevenção são o autoexame das mamas, realizado pela própria mulher periodicamente; o exame clínico das mamas, feito nos serviços de saúde pelo profissional médico ou pelo enfermeiro e o exame de mamografia para mulheres a partir de 40 anos ou por indicação no caso das mais jovens com histórico familiar da doença.

 

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.