Vinhedo é destaque em ranking das melhores cidades do Brasil

Vinhedo é destaque em ranking das melhores cidades do Brasil

24 de setembro de 2015 0 comentários

  Investimentos na área da Cidade Digital, Indicadores Fiscais e Sociais apontam Vinhedo como uma das 20 melhores cidades do Brasil, segundo ranking divulgado pela Revista “Isto É” em parceria com a Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito de origem brasileira, que também se caracteriza pelo desenvolvimento de metodologia própria para análises de indicadores. Entre as cidades de porte médio, categoria que inclui Vinhedo, a cidade chegou ao patamar de 4º lugar no Brasil, na categoria Indicadores Digitais, em investimentos no setor de Mobilidade Digital e Acesso Digital ao Conhecimento. No ranking geral, Vinhedo aparece entre as 20 melhores cidades do Brasil em diversas categorias.

O prefeito Jaime Cruz, acompanhado do presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Márcio Melle, estiveram em São Paulo na última quinta-feira como convidados para a entrega do prêmio e a divulgação do Ranking das Melhores Cidades do Brasil.

“Esta certificação da Revista “Isto É” consolida o reconhecimento da nossa cidade como uma das que mais investem no ser humano. Sabemos o quanto é importante este reconhecimento porque sinaliza, de fato, que estamos no caminho certo do desenvolvimento, do bem estar, da qualidade de vida, enfim, dos ganhos sociais importantes para a nossa população”, comentou o prefeito Jaime Cruz que, inclusive, recebeu os parabéns, também, do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, também presente ao evento.

O novo “Ranking das Melhores Cidades do Brasil” foi trabalhado em cima de mais de 500 indicadores de diversas fontes, que resultam num dos rankings mais completos que destacam as cidades que podem ser consideradas exemplos no nosso país. Para a elaboração do Ranking, foram trabalhados os seguintes critérios: Indicadores Sociais (Demografia, Habitação, Qualidade de Vida, Saúde, Risco Juvenil, Vulnerabilidade e Educação); Indicadores Fiscais (Receita Total, Receita Tributária, Despesa Total, Resultado Primário, Autonomia Fiscal e Despesas com Pessoal e Encargos Sociais); Indicadores Econômicos (PIB Municipal; PIB per capita; Carga Tributária; Comércio Exterior; Frota de Veículos; População Economicamente Ativa e Rendimento Médio); e Indicadores Digitais (Mobilidade Digital e Acesso Digital ao Conhecimento).

Foram avaliados, para a elaboração do Ranking, os 5.565 municípios brasileiros. De forma inédita, com dados oficiais, o prêmio é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país. Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, ex-prefeito de Curitiba e um dos mais famosos urbanistas brasileiros, é um dos defensores da divulgação de bons exemplos de cidades como forma de mudar o país. “Eu sempre defendi a posição de que é mais fácil mudar o País a partir das cidades. A cidade é a síntese da sociedade”, revela.

No Ranking, são levados em consideração categorias de municípios de pequeno, médio e grande porte, além da classificação geral. Os destaques de Vinhedo, no Ranking, são:

vinhedo

SIM VINHEDO DIGITAL

 Novas tecnologias de informação e comunicação fazem de Vinhedo um modelo de Cidade Digital. A Prefeitura conseguiu facilitar a vida dos vinhedenses, tornando disponíveis os serviços públicos em diferentes canais de atendimento (telefonia, presencial e internet). Através do projeto Soluções Integradas Municipal “SIM Vinhedo Digital”, que foi estabelecido para ser uma avançada rede tecnológica de serviços à população, de melhoria contínua na gestão governamental e para inclusão digital dos cidadãos, permite levar à mais de 80% dos moradores, acesso gratuito ao sinal de internet na cidade.

Em Vinhedo, a inclusão digital a partir da oferta do acesso gratuito ao sinal de internet aos moradores é feita pela Infovia Municipal, da Prefeitura de Vinhedo, que compreende estrutura física composta por aproximadamente 80 quilômetros de cabeamento de fibra óptica e por cerca de 70 estações para transmissão de sinal via rádio na cidade. Esta estrutura também é a que, hoje, interliga todos os prédios públicos e de atendimento aos moradores numa rápida e segura rede de transmissão de dados.

A unidade de atendimento do Soluções Integradas Municipal “SIM Vinhedo Digital”, chamada de Central SIM Vinhedo Digital, foi criada para ser o local físico no qual os moradores podem solicitar os diversos serviços disponíveis, facilitando assim, o dia a dia do cidadão em sua busca pelos diversos serviços públicos ofertados pela Administração Municipal. A nova sede, mais ampla do que a inicial, foi inaugurada e funciona desde março de 2014 no Centro Cultural, localizado na Rua Monteiro de Barros, no Centro.

É na Central SIM Vinhedo Digital, que os moradores podem efetuar o Cartão Cidadão, que representa o conjunto de dados que identifica cada uma das pessoas que residem e que são domiciliados no município, armazenando todos os dados dos cidadãos vinhedenses, o que favorece a melhor gestão da oferta de serviços públicos.

Entre os serviços da Central SIM Vinhedo Digital, é possível fazer a solicitação de inscrição de criança nos Centros de Educação Infantil (CEIs), para creche e pré-escola em período integral; cadastro para solicitação de transporte universitário gratuito; cadastro para lista de interessados no projeto “Quero Vida”; cadastro para uso das piscinas municipais e às modalidades esportivas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e cadastro para acesso gratuito  à internet do SIM Vinhedo Digital.

Entre os vários serviços on line disponíveis, está o SIM-Educação, que permite aos pais o acompanhamento pedagógico, além de acesso às notas e faltas de seus filhos.

Outro serviço de grande importância disponível à população é o SIM-Saúde, que funciona através de vários módulos que contemplam a necessidade de informação em saúde, desde o agendamento em consultas médicas, a realização de exames laboratoriais, controle de vacinas, quantidade de medicamentos e insumos retirados por cada paciente. É possível, por exemplo, que um paciente consiga agendar com médico especialista sem a necessidade de estar na unidade onde será atendido. O sistema informatizado beneficia, também, os funcionários, por garantir, em tempo real, o acompanhamento e controle do atendimento. Para os funcionários o maior benefício é o registro, em tempo real, de todasas suas atividades. É possível ter um controle da quantidade de pessoas que passaram pelas Unidades de Saúde, o tempo que levam para ser atendidas e o profissional que foi responsável por este atendimento.

Outro projeto inovador e referência na área de desburocratização é o SIM- Empresa Fácil, sistema online implantado pela Prefeitura de Vinhedo para facilitar a abertura de empresas na cidade possibilitando que o processo seja realizado integralmente pela internet.  Antes da implantação do SIM-Empresa Fácil, um processo de abertura de empresa demorava até 120 dias, atualmente, se a empresa for considerada de baixo risco, a sua inscrição municipal é liberada em, no máximo, 24 horas. O sistema ainda permite que no momento da abertura da empresa o cidadão saiba qual a documentação será solicitada e se aquele determinado endereço está habilitado a receber a atividade econômica referida, de acordo com a lei de zoneamento municipal.

Por conta do projeto Sim- Empresa Fácil, o Prefeito Jaime Cruz recebeu do Sebrae, o Prêmio Prefeito Empreendedor, que reconhece a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seu município. Vinhedo é a única cidade da Região Metropolitana de Campinas a receber este importante prêmio que já está em sua 8ª edição.

Nenhum comentário até o momento

Ir para uma conversa

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a iniciar uma conversa.

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.