Dentro dos mais de 20 anos de trajetória no cenário musical, o cantor César Fhópe realizou mais um lançamento: o DVD César Fhópe ao vivo no Royal Palm Plaza, disponível no YouTube. Esse é o primeiro DVD do compositor, que foi produzido em um ano e meio de trabalho, envolvendo mais de 50 profissionais, com patrocínio da Ajoresp (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista) e do Resort de Campinas. A produção musical foi por conta de Gui Musselli, que assim como a banda ‘Os Nêgo de Gravata’, acompanha Fhópe há muitos anos. A intenção do cantor é apresentar a novidade nos teatros e palcos de Valinhos, Vinhedo, Campinas e região.

Artista autodidata já participou do programa Sandy e Junior, e se apresentou no Raul Gil, Astros e Máquina da Fama.

O repertório, segundo o cantor, é bem abrangente e eclético, uma mistura de MPB e Pop, “eu acho que eu sou um cantor de música popular brasileira”, define. E ainda brinca: “popular e ‘pra pular’”, se referindo ao estilo dançante do show, reafirmando ainda sua afrodescendência. Para ele, todos os estilos musicais têm o seu valor cultural. O DVD era um sonho muito grande do cantor, “o show está lindo, porque é um show que eu vim ensaiando minha vida inteira”, completa. Quem fez a iluminação do trabalho foi o iluminador Antônio Antunes, que viaja com Família Lima e Martinho da Vila, e é amigo do artista.

Compositor, músico, intérprete e produtor musical, César Fhópe
Compositor, músico, intérprete e produtor musical, César Fhópe

O cantor se apresenta há 11 anos na tradicional Festa do Figo.

Falando do início da carreira, o artista relembra que passou pelas ‘categorias de base’ da profissão, “comecei tocando em quermesses de igreja”, conta. Ele enfatiza que por ter nascido em Campinas, e ter toda a família morando em Vinhedo, cresceu com as bandas de Valinhos da época, como Censura Livre e Banda do Brejo. O cantor ressalta ainda que a música escolhe as pessoas, e que em sua vivência, foi deixando ela o levar, aflorando seu estilo musical. “Cresci ouvindo roda de samba, de pagode, moda de viola, porém quando você entra no mercado da música, você tem que fazer o que você faz bem”, explica.

  • Fhópe também trabalha com áudio propaganda, e foi o criador do famoso jingle “Vem Ser Feliz” do Magazine Luiza, no qual abriu um leque de caminhos para ele
  • . Participou de alguns programas na mídia, como Astros, em 2008, momento em que ele define como sua ascensão regional, sendo finalista, e em 2009, retornou para se apresentar como convidado
  • Produziu seu primeiro CD – “Pra voar com você”, em 2011, gravado em estúdio com músicas inéditas, e no ano seguinte lançou no Programa do Raul Gil
  • Ainda em seu currículo, em 2014, apresentou o single “A dois passos do Paraíso”, comemorando 16 anos de carreira
  • Em 2016, foi convidado pelo produtor musical Arnaldo Saccomani para homenagear o cantor Prince, no programa Máquina da Fama, em que posteriormente pôde falar de seu trabalho. Essas aparições em rede nacional possibilitaram novas oportunidades em sua trajetória musical.

Sobre a profissão (dia 13 de julho é comemorado o Dia do Cantor) César Fhópe diz que ser cantor é uma dádiva e um desafio, “uma nota que você não vê”, define.

“O show está lindo, porque é um show que eu vim ensaiando minha vida inteira”

César Fhópe é compositor, músico, intérprete e produtor musical
César Fhópe é compositor, músico, intérprete e produtor musical

Ao mesmo tempo, considera a área desvalorizada no Brasil. Ainda diz que o cantor pode ser uma referência, tanto boa como ruim, depende do que transmitir. Sobre projetos futuros, Fhópe anuncia mais um single previsto para o final deste ano, com uma pegada eletrônica, chamado “Bom Senso”, que está sendo mixado por Flávio Sena, engenheiro de áudio de Roberto Carlos, e sendo masterizado por Flavinho Sena, engenheiro de áudio do grupo Roupa Nova.

Para encontrar o artista nas redes sociais, conhecer seu trabalho e acompanhar sua agenda, basta buscar por @cesarfhope no Facebook, Instagram e YouTube

O DVD está disponível gratuitamente em seu canal. Contato para shows (19) 99227-8168, com Beto Gouveia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA