Reportagem será exibida no programa Mais Caminhos no próximo dia 18

Por Thaís Ferrari

O jornalista Fernando Kassab apresenta narrativas e receitas em seu quadro Histórias e Sabores, que compõe o programa Mais Caminhos da EPTV, exibido todos os sábados, às 8h. Em uma de suas visitas à Valinhos, no Foto Parodi, teve contato com um dos colaboradores do projeto Vila Solidária, que o convidou para experimentar os pães produzidos na padaria da iniciativa social, que acolhe e reinsere na sociedade pessoas em situação de rua. Kassab conta que se interessou pessoalmente pelo projeto e se propôs a fazer a matéria.

O jornalista achou interessante o fato de o projeto englobar e unir duas manifestações religiosas distintas, em prol da inclusão social. Ele ressalta que além de amparar pessoas em vulnerabilidade social, estimula uma profissão e a geração de renda e a possibilidade de se ter um lar, fazendo com que retomem a dignidade. “Oficina de alimentação, independente de ser pão, sopa ou file mignon, é inclusiva, pois você faz várias coisas ao mesmo tempo”, relata. Kassab tem uma relação estreita com Valinhos, morou no município por 30 anos, e se sente satisfeito em saber que a comunidade se envolva nesta causa.

Relembra que já realizou várias receitas de pão, até mesmo em um contexto parecido, com pessoas em situação de risco, “não foi a primeira vez, a diferença é que nesse projeto em particular, a situação de risco é do migrante, que vem de outra cidade para cá”, explica. Destaca ainda que esses indivíduos enfrentam um cenário delicado, já que migram de suas cidades para tentar uma vida nova em municípios próximos, e por isso, em sua atuação como jornalista, acredita ser necessário escolher assuntos como esse para serem difundidos, por que envolvem um contexto muito mais amplo. “A ideia é mostrar um projeto maior, de fôlego, e é o caso deles; união de pessoas em torno de um bem comum, para pessoas que estão do nosso lado”, afirmando que o ‘próximo’ está cada vez mais próximo, “só não vê quem não quer”, complementa. “Para além da figura do Padre Dalmírio e todos os apoiantes, o mais bacana mesmo é o projeto mirar e acertar na questão da exclusão, isso é o mais importante”.

Na abertura do quadro Histórias e Sabores, Fernando Kassab conta uma curiosidade ou história que remeta ao local que ele visita. Em Valinhos, a gravação aconteceu no CACC – Centro de Artes Cultura e Comércio – Adoniran Barbosa, bem ao lado da escultura do cronista musical. Um dos motivos para a escolha foi o fato de ser um ano importante para Adoniran Barbosa, que completaria 108 anos no dia 06 de agosto, e também pela canção Saudosa Maloca, “a música fala justamente de pessoas que são destituídas de um lar”. Ainda cita Valinhos como a capital do figo roxo e da goiaba, a tradicional Festa do Figo e outras surpresas, para quem assistir ao programa. “Valinhos é minha casa”, completa Kassab. A reportagem de Fernando Kassab na padaria da Vila Solidária de Valinhos, no programa Mais Caminhos, será exibida no dia 18 de agosto, pela EPTV, a partir das 8h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA