Reprodução PMV

Projeto de lei prevê mudanças no Código Tributário

Esteva na pauta da sessão de terça-feira (11) o projeto de lei do Poder Executivo que faz mudanças no Código Tributário Municipal. A vereadora Dalva Berto (MDB), realizou pedido de vistas e o PL saiu da ordem do dia, e provavelmente será votado na próxima sessão ordinária (18). Segundo a mensagem do projeto, a proposta visa modernizar a legislação, “que, ao longo de 12 anos, teve mais de 20 alterações no seu texto original”. No entanto, o que não é dito de maneira clara, é que essa alteração acarreta um aumento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), no qual a população desaprova.

Conversamos com munícipes na área central, e a grande maioria não tinha conhecimento do projeto de lei, e nem que seria votado na Câmara Municipal. Além disso, todas as pessoas se mostraram indignadas com o aumento do IPTU. A professora Clécia, do bairro São Jorge, afirma que já se paga impostos altíssimos – não aprovando a elevação, e apesar disso, define que “está tudo um caos”. Ela está desempregada, e acredita que pode acarretar em prejuízos em sua vida e nas finanças de todo coletivo.

Jair, do bairro Terra Nova, é comerciante aposentado, e encara o aumento como insensato, pois os salários da comunidade não acompanham essa mudança, “não está se aumentando nada, salários, aluguéis; as pessoas não estão ganhando direito”, relata. Já a aposentada Neli, do Jardim Paraíso, não sabia da mudança e nem está de acordo, “é uma palhaçada, porque os salários não crescem, haverá mais dificuldade”. Ela destaca ainda que os legisladores deviam respeitar o povo, que depositaram um voto de confiança neles, “já está caro, não estou vendo benefício nenhum; não tem varredor de rua, minhas netas voltaram da escola porque não tinha merenda, está tudo certo”, ironiza. Neli e o marido também tratam um câncer, e os remédios nem sempre estão disponíveis na rede, “já cheguei a gastar R$ 800,00 de farmácia, os remédios ajudam muito no tratamento do câncer, é um direito nosso”, completa.

A Câmara Municipal de Valinhos publicará a pauta da sessão de terça-feira (18) no site www.camaravalinhos.sp.gov.br/, no link Ordem do Dia. É importante que a população esteja atenta, participe das sessões e exija uma posição dos vereadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA