Setembro Verde marca a luta das pessoas com deficiência e é uma das ações dessa união

Por Thaís Ferrari

O grupo de Teatro Vem Ser, da APAE Valinhos, mantém há oito anos um laço de parceria e união com a Secretaria de Mobilidade Urbana, celebrado em 25 de setembro. As ações em conjunto são diversas, tanto no município como em eventos de outras cidades. O Vem Ser é composto por pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, de 30 a 60 anos, e o grupo – coordenado pela pedagoga Ana Paula Tieko, já participou de intervenções didáticas da secretaria, como as blitz educativas, Semana Nacional do Trânsito, Dia do Abraço, Maio Amarelo, entre outras, promovendo e difundindo a inclusão social.

Na terça-feira (25), dia em que completaram mais um ano da parceria, a trupe visitou a CCR AutoBAn em Jundiaí, acompanhados da coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito de Valinhos, Márcia Helena Toyoda Crivellari, e da pedagoga da APAEV Ana Tieko, para o encerramento da Semana Nacional do Trânsito e do Setembro Verde, campanha de inclusão social das pessoas com deficiência, em que a empresa é apoiadora.
Na ocasião, apresentaram a peça de teatro Somos Todos Trânsito, que expôs orientações e condutas básicas para os motoristas e os pedestres.

Estiveram prestigiando o momento os colaboradores da empresa e integrantes da ARIL – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense. “Em nome da CCR AutoBAn, foi um presente para todos nós; que o mês da inclusão não seja somente setembro e que respeitem as pessoas como seres humanos”, comenta Renata Macedo, integrante da comunicação da CCR. A coordenadora do Vem Ser relata que o primeiro objetivo dessas apresentações é a atuação do teatro e a disseminação de informações de uma maneira compreensível, “são coisas básicas que muitas vezes esquecemos, é bom para eles e para quem assiste”, relata. Márcia do Trânsito afirma que buscam envolver a trupe em todas as ações educativas da pasta, “eles sendo pessoas com deficiência tem um papel importantíssimo na sociedade, tem que ser colocados nesse espaço”. Ela ainda destaca que os índices de morte no trânsito são muito altos, e com o grupo passando essas regras de forma simplificada, “podem reduzir até 99% dos acidentes”. Os alunos da APAEV também visitaram o CCO – Centro de Controle Operacional da CCR AutoBAn, e se encantaram com tantas câmeras.

Teatro Vem Ser

O grupo de Teatro Vem Ser da APAE Valinhos tem uma trajetória de 24 anos, e é composto por José Carlos, Michel, Robson, Deise, Lílian, Rodrigo, Anderson, Daiane e Nilza, coordenados pela pedagoga Ana Paulo Tieko. “Tem momentos mais sérios, alguns mais descontraídos, mas somos uma grande família”, explica a assistida Deise, que está no grupo desde o início.

Sexta-feira (21) foi o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e a trupe se apresentou e participou de atividades na Casa dos Conselhos, convidados pela Presidente do Conselho da Pessoa Com Deficiência, Lisandra Souza Guireli. As ações do grupo podem ser acompanhadas no perfil do Facebook do Teatro Vem Ser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA