Reprodução Estadão

Falta menos de uma semana para ir às urnas

Por Thaís Ferrari

As eleições gerais deste ano são históricas, visto o descontentamento generalizado de grande parte da população brasileira, com o tamanho descaso por parte dos políticos e da corrupção escancarada. As mídias digitais criaram um ambiente de constante exposição, além de formação de grupos pró e contra presidenciáveis, o que gera debates contínuos, muitas vezes sem fundamento e baseados somente em opinião pessoal. A partir disso, e por conta da aproximação do dia 07 de outubro, conversamos com os presidentes de partidos de Valinhos para entender quais são suas expectativas e perspectivas para os rumos dos próximos quatro anos do Brasil.

Vinícius Di Nardo Silva – presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro)

Espero que essa eleição possa, finalmente, colocar o Brasil no caminho da paz e principalmente do desenvolvimento econômico. O MDB de Valinhos apoia para deputado estadual Jorge Caruso (15.000) e para federal Baleia Rossi (1515), além do nosso candidato a governador Paulo Skaf (15) e presidente Meirelles (15).

Alexandre Tonetti – presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista)

A expectativa que tenho para as eleições deste ano é que as pessoas busquem mudar o quadro atual que vivemos, e isso se dará através de uma alternativa à polarização movida por paixões e ódios. Espero que conheçam o Projeto Nacional de Desenvolvimento apresentado por Ciro Gomes e votem cientes de que ele representa a verdadeira mudança que nosso Brasil sofrido necessita. Por isso, no dia 07 de outubro peço o voto em Ciro Gomes para Presidente, Antonio Neto para Senador, e Gerson Sartori para Deputado Federal com Pedro Bigardi para Deputado Estadual, ambos de Jundiaí. Esse time está comprometido com nossa cidade!

Leonardo Pinho, presidente do PT (Partido dos Trabalhadores)

A minha expectativa para as eleições de 2018 é que a mesma seja um Palco da democracia que possa reverter os retrocessos nos direitos econômicos sociais e essas reformas que só tiraram direitos do povo brasileiro. E que o amor, as propostas e as ideias possam vencer o ódio e a intolerância. E isso é votar em Haddad/Manuela, Marinho, Suplicy e Jilmar Tatto e os candidatos a deputado e deputada de nossa coligação.

Rodrigo Fagnani (Popó), presidente do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)

Muito trabalho pela frente, pois vejo uma grande oportunidade de passarmos o Brasil a limpo por meio do voto meritocrático – valorização das capacidades técnicas, de articulação e de gestão pública, elegendo bons representantes, para que desta forma a credibilidade da classe política seja retomada e a autoestima do brasileiro seja a força motriz para o desenvolvimento do nosso país e do Estado. Gente de bem, vota em gente de bem!

Thiago E. G. Capellato – Presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro)

O que podemos observar, é que a polarização até então existente nos últimos pleitos, e que na verdade, mostra-se demasiadamente falido e incapaz de atender as demandas reais e anseios da sociedade, cedeu espaço para um político até então pouco conhecido, mas de discurso forte e apesar de controverso e extremista, foi suficiente para atrair o gosto do eleitor. Por isso, é possível afirmar que os grandes partidos como MDB, PT e PSDB sairão enfraquecidos pelos resultados das urnas, rechaçados pela corrupção ao qual se meteram assim como as impensadas alianças políticas firmadas e apesar de ostentarem o maior tempo de exposição na TV isso ainda assim não parece ser suficiente para reencantar o eleitorado. Isso se justifica, pois se criou um distanciamento entre os atos políticos e as verdadeiras demandas da sociedade tanto que tudo aquilo que a sociedade espera de seus representantes é diametralmente oposto daquilo que se tem praticado como inchamento da máquina, apadrinhamento para cargos e o descaso do dinheiro público. É importante notar que tal cenário observado no âmbito federal e estadual terá reflexões na opinião do eleitorado para as eleições municipais dos próximos anos.

Aqui no JTV online publicamos matéria com o portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que permite a consulta do número do título, da zona eleitoral e do endereço da seção de votação. Acesse: https://jtv.com.br/local-votacao/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA