Foto: Thaís Ferrari

Grupo mantém página no Facebook com todas as informações oficiais

Por Thaís Ferrari

Na era da internet e da instantaneidade com que as informações são produzidas e repassadas, o Movimento Nossa Valinhos teve que desmentir em sua página oficial, uma fake news que foi compartilhada em grupos do whatsapp, afirmando que o grupo iria promover uma manifestação na Câmara Municipal, na sessão do dia 25. A mensagem explica: “Nossa presença nessa data será como de costume, apenas para acompanhamento da sessão”. Segundo Ana Paula Spadacci Turchetti, uma das voluntárias, foi identificado um número de celular, que seria do suspeito de compartilhar a inverdade, porém, ao tentar contato, se depararam com a mensagem de que o número não estava programado para receber chamadas. “Acho que estamos incomodando”, brinca.

Hoje, o Movimento está estruturado em comissões (Ação Social, Marketing e Articulação, Políticas Públicas e Articulação), e tudo é decidido entre os integrantes, que são cerca de 25 voluntários, na maioria mulheres. A proposta inicial continua a mesma, “nós somos cidadãos comuns que estamos indignados com a falta de administração pública”, explica Maria Lavínia Camargo, integrante do marketing. O grupo foi formado há oito meses, a partir da coleta das assinaturas contra o ‘super salário’ do prefeito Orestes Previtale. Com o tempo, foi agregando novos indivíduos, “nós viramos referência, as pessoas nos procuram, e por isso nos organizamos e focamos em coisas que afetam toda uma coletividade”, ressalta Ana.

Outro objetivo é mostrar para a população sua força, e que ela pode ser mais atuante nas questões da política municipal, “a gente quer mostrar que na realidade, nós como população podemos e devemos cobrar e ficar em cima, isso não vai parar”. A voluntária Lavínia também diz que em pouco tempo comprovou que é possível aprender e ter uma participação na política. As integrantes destacam ainda que não são inimigos da administração pública, e sim amigos da população, mantendo principalmente a fiscalização, valorizando e acreditando nas associações de bairros, e conversando com os vereadores.

Ações pontuais

Em todas as sessões da Câmara Municipal, voluntários do Movimento Nossa Valinhos estão presentes acompanhando e verificando o trabalho dos legisladores, sempre uniformizados com a camiseta do grupo. Além disso, toda sexta-feira realizam ação com as pessoas em situação de rua, levando marmitas que são adquiridas com recursos próprios. “A nossa vontade é resgata-los para o convívio social, o alimento é uma forma de se aproximar e ganhar a confiança deles”, esclarece Simoni Zaorol, da Ação Social. Já viabilizaram o retorno de alguns desses indivíduos para a casa, outros para clínicas de reabilitação, e o acompanhamento da reinserção social é contínuo. Atendem com frequência famílias carentes, arrecadando e doando alimentos, roupas, entre outros itens. Para cobrir os custos, estão fazendo uma rifa – que tem como prêmio chocolate, por R$ 2,00 cada número, para fortalecer e permanecer promovendo essas ações. A abertura da rifa será ao vivo na página do Facebook (https://www.facebook.com/Movimento-Nossa-Valinhos-234213173853150/).

Projeto Natal das Crianças

Os trabalhos e os preparativos para o Natal, voltados para as crianças carentes de Valinhos, já começaram por iniciativa dos voluntários. Estão arrecadando brinquedos, alimentos, cestas básicas, roupas, calçados, direcionados para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Também será encaminhado para uma clínica, em que levaram uma das pessoas que resgataram da rua, entidade essa que se mantém somente com doações.
As voluntárias do Nossa Valinhos reforçam que, caso alguém tenha dúvida sobre alguma informação referente ao Movimento, basta entrar na página do Facebook e confirmar se aquilo foi publicado, “se não tiver, é fake news”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA