Reprodução Politize!

Eleitorado deve ir às urnas neste domingo (07)

Por Thaís Ferrari

A votação do primeiro turno das Eleições Gerais de 2018 ocorre neste domingo, dia 07 de outubro de 2018, simultaneamente em todo o Brasil. O pleito será para eleger o presidente e o vice-presidente da República, os governadores e seus vices, senadores, deputados federais e estaduais. Em Valinhos, são 89.688 eleitores aptos registrados, 6.672 cancelados e 366 suspensos. Os colégios eleitorados, ou seja, os locais para realizar a votação, estarão abertos a partir das 8h da manhã, permanecendo até às 17h, de acordo com o horário local.

Nas eleições deste ano a biometria não será obrigatória no município, mas é indispensável que as pessoas compareçam com um documento oficial de identificação com foto (RG, passaporte, CNH, carteira de trabalho, certificado de reservista). Não é preciso levar o título de eleitor, mas é necessário saber sua zona e seção de votação. Caso o munícipe for justificar o voto no dia 07, é fundamental levar, além do documento com foto, o título de eleitor. Para as justificativas eleitorais após o dia da votação, o eleitor tem 60 dias para fazê-la – presencialmente no Cartório Eleitoral ou online pelo site do TRE-SP www.tre-sp.jus.br, e ainda apresentar uma prova, comprovando a justificativa.

Neste domingo (07), de acordo com o Cartório Eleitoral de Valinhos, a ordem de votação nas urnas será: Deputado Federal, Deputado Estadual/Distrital, Senador 1ª vaga, Senador 2ª vaga, Governador e Presidente. Em vista disso, e segundo recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é importante ter em mãos a cola eleitoral em papel, preenchida com os dados dos candidatos escolhidos. Na capa desta edição do JTV, colocamos uma cola eleitoral para que os valinhenses recortem e leve preenchida.

Mudanças de Colégios Eleitorados em Valinhos

Para os eleitores que votavam anteriormente no Colégio Conhecer, foram transferidos para um novo local de votação: na EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, que está localizada na Avenida Carlos Penteado Stevenson, 610 – Jardim Recanto, próximo ao Shopping Valinhos. Aos eleitores que votavam no SESI 299, o novo local de votação será no Colégio Fundamentum, que está localizado na Rua Vitório Colombo Rossi, 173 – Jardim Vila Rosa, próximo ao Alves Aranha.

Em caso de dúvidas, neste link – https://jtv.com.br/local-votacao/ – há o portal do TSE que permite a consulta do número do título, da zona eleitoral e do endereço da seção de votação.

Biometria

Esse ano a biometria não será obrigatória, mas a partir de 2019 o Cartório Eleitoral de Valinhos (Rua Cândido Ferreira, 63 – Centro), estará realizando o cadastramento biométrico. O agendamento pode ser feito pelo site www.tre-sp.jus.br, evitando filas, ou ainda diretamente no cartório eleitoral. É necessário levar documento de identidade com foto, título eleitoral (se tiver) e comprovante de endereço (emitido nos últimos três meses). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3871-5894 | (19) 3849-5559 da unidade de Valinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA