Reprodução

Em contexto odontológico, cárie ainda é o maior problema da população

Por Thaís Ferrari

O dia 03 de outubro celebra anualmente a data em homenagem aos profissionais da odontologia, que se dedicam a saúde bucal da população. Além disso, é um momento de conscientização da importância dos cuidados e da higiene da boca. Entrevistamos o dentista Adriano Toso Petta, 33, graduado pela São Leopoldo Mandic, que atua na área desde 2007, e tem especialização em radiologia e estomatologia, com capacitação em implante, endodontia, DTM e sedação consciente.

Como é sua rotina?

Hoje minha rotina como cirurgião dentista está mais voltada para a implantodontia em meu consultório, porém atendimentos de endodontia, restaurações e DTM completam a agenda. Também sou professor assistente do curso de implantodontia, responsável pela área de radiologia na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas de Valinhos e Vinhedo, em que tenho a oportunidade de reciclar meus conhecimentos ao conduzir, ou ao orientar os alunos nos atendimentos.

Houve mudanças significativas na profissão? O que você pode ressaltar?

A odontologia muda quase diariamente, a tecnologia avança muito em nossa área. Há pouco tempo a tomografia era um exame indicado apenas por médico e hoje a usamos para obter diagnósticos muito precisos em todas as áreas odontológicas. Outro exemplo é o uso do scanner intraoral que fornece uma real e fiel recriação da boca do paciente no computador.

O que há de mais tecnológico em sua atuação de hoje como dentista?

Considero o uso da tomografia para emitir diagnósticos e o uso de motor reciprocante na endodontia que ajuda no aumento de qualidade e praticidade no tratamento do canal. Outra técnica que venho me aprimorando é o uso da técnica do PRF (plasma rico em fibrina) para ganho de volume ósseo na cirurgia de implante.

O que você mais gosta e se orgulha na profissão?

Sem dúvidas o que mais gosto na Odonto é a área cirúrgica. Me orgulho dos atendimentos que pude acompanhar com a equipe de bucomaxilo nos hospitais de Valinhos, Vinhedo e Campinas, nos quais pude estar nos centros cirúrgicos hospitalares e presenciar o quanto a profissão de dentista vai além dos atendimentos de rotina em consultórios odontológicos. Outro ponto marcante em minha profissão foram minhas atuações junto à ONG Doutores das Águas nas quais tive a honra de, voluntariamente, prestar atendimento odontológico aos ribeirinhos na Amazônia.

Existem doenças/problemas odontológicos mais comuns? Se sim, como é o tratamento?

A cárie é o maior problema da população, mesmo com a intensificação das campanhas de conscientização sobre o tema, o avanço das escovas de dente, a evolução da composição das pastas com concentração de flúor adequada, fio dental, escova Inter dental e antisséptico bucal, mesmo assim ela ainda é um problema presente em grande parte da população. O tratamento é simples, basicamente com a remoção do tecido cariado e restauração do elemento dental.

Como você define o papel do dentista? Como esse profissional contribui com a sociedade?

O dentista há tempos deixou de ser aquele profissional que extrai dentes e elimina cáries. Nós assumimos o papel de promover saúde e bem-estar aos pacientes, diagnosticando patologias de forma integrada com outras áreas da Saúde e aplicando técnicas avançadas e inovadoras em prol de melhores condições de saúde da população.

Qual a importância do Dia Mundial do Dentista para você?

É reconhecer a importância do profissional que através da boca cuida da saúde da população, que muitas vezes tem como rotina tirar a dor de uns e proporcionar lindos sorrisos a outros.

Como você vê o mercado odontológico nos próximos anos?

O mercado odontológico vem agregando cada vez mais inovações tecnológicas, desde a utilização da técnica de PRF para ganho de volume ósseo nos implantes até o scanner intra oral e Cad/cam para produção de peças protéticas. A reciclagem de técnicas é vital para acompanhar essas novas tendências e oferecer soluções mais sensatas.

Deixe uma mensagem para todos os profissionais da área:

Parabéns pela escolha dessa maravilhosa profissão! Trabalhem todos os dias com respeito e ética, sempre buscando presar, em primeiro lugar, pela saúde e bem-estar de seus pacientes. Disseminar belos sorrisos é nossa missão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA