Dra. Márcia Franzese – presidente do Grupo Rosa e Amor

Se constatada no início, doença tem 95% de chances de cura

Por Thaís Ferrari

O movimento Outubro Rosa teve início em 1990, nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen for the cure. No Brasil começou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado de rosa durante o mês – iniciativa de mulheres em parceira com empresa europeia de cosméticos. O principal objetivo da campanha é promover e estimular a consciência das mulheres – e também da sociedade – para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Segundo a presidente do Grupo Rosa e Amor, associação voltada à causa desde 2000, Dra. Márcia Camargo Franzese, o Outubro Rosa nasceu de uma necessidade, pois o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. De acordo com estimativa de 2018 do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, são 59.700 novos casos anualmente e 14.388 número de mortes (2013 – SIM).

“Há 95% de chances de cura quando o diagnóstico é inicial”, explica Dra. Franzese. Em 2029 é esperado que o câncer seja a primeira causa de morte do brasileiro, o que já acontece em 30% dos municípios do Brasil. “Antes eram os problemas cardiovasculares e agora o câncer está em primeiro lugar, um problema muito grande de saúde pública”.

São 18 anos de trajetória do Rosa e Amor em Valinhos, atualmente atende 200 mulheres ativas, de 22 a 80 anos. Elas são acolhidas pela equipe multidisciplinar, de assistência jurídica, assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional (TO) e terapias Integrativas, atendimentos totalmente gratuitos. Além disso, não há lista de espera na instituição, todas as pessoas que chegam são recebidas. “Aqui o verbo é acolher, a porta de entrada é aberta a todas as mulheres”, relata. A presidente explica que quando as assistidas procuram o grupo, são direcionadas de acordo com sua maior necessidade. “Por isso nós ampliamos, era só mama, passamos para o câncer ginecológico, e aí sentimos que não dava para deixar outros tipos de câncer de fora, e passamos a atender todo câncer da mulher”.

Márcia idealizou a entidade quando vivenciou a doença e conta que várias mulheres compraram e acreditaram na ideia, “e ai nasceu o Rosa e Amor”. Para ela, o mais gratificante é o depoimento das pacientes, o quanto se sentem amparadas e pertencentes a um grupo. Além disso, a associação promove a redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, aumentando a autoestima e progresso no tratamento. “É muito bonito quando elas falam ‘não sabia que tinha tanta vida depois do câncer’, isso para nós é muito compensador, vale a pena ter começado o Rosa e Amor”, completa. Ainda diz que o câncer tem que ser visto como uma oportunidade de rever valores, mudar paradigmas e levar uma vida mais saudável após a cura.

A presidente do Rosa e Amor acredita que a campanha Outubro Rosa demonstre que a mulher precisa da consciência de se cuidar, conhecer os fatores de risco, adotar um dia Rosa e realizar os exames anualmente. “Tudo que é no início é praticamente curado, então o que não pode acontecer é atrasar o tratamento, existe muita vida depois do câncer”. Para a subsistência do grupo realizam eventos, projetos, bazares, venda de pães e artesanato, conserto de roupas, e recebem há dois meses uma verba através de convênio com o SUS, da Prefeitura Municipal de Valinhos. “As pessoas podem ajudar o grupo Rosa e Amor sendo voluntário e auxiliando financeiramente, para a manutenção da instituição; também arrecadamos roupas femininas, masculinas, infantis, calçados, peças de cama, mesa e banho, utensílios para casa, móveis”.

O bazar do Grupo Rosa e Amor está localizado na Rua Ana Leonízia do Amaral Camargo, 65, Jardim Ribeiro (próximo à Praça Washington Luiz e ao lado do Banco Itaú). Mais informações pelo site da associação www.gruporosaeamor.org.br, pelo whatsapp (19) 99110-4510 e pelo telefone (19) 3869-7899. A sede do Rosa e Amor está localizada na Av. Joaquim Alves Corrêa, 3855 – Jd. Santo Antonio.

Eventos da campanha em Valinhos

O Grupo Rosa e Amor promoverá uma intensa programação neste mês, em prol do Outubro Rosa. No município, a abertura da campanha será neste sábado, dia 06, na Praça Washington Luiz, com início às 8h. A programação completa pode ser conferida no link https://jtv.com.br/outubro-rosa-abertura-oficial/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA