No local terá diversas atividades, incluindo mesa de debate, caminhadas, atrações musicais e comidas orgânicas

Por Alef Gabriel

O evento ocorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro em Valinhos, no CEFOL (Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Químicos Unificados) e será aberto ao público, com preço popular (R$ 10 reais ao dia) repleto de oficinas, mesas de debates, feira de produtores e atrações culturais na Rodovia Dom Pedro I, Km 118, s/n – Dos Lopes, Valinhos, com início às 9h.

“A agroecologia e o ecoturismo, mais do que temas atuais, são caminhos para um modelo alimentar, econômico e cultural mais inclusivo, sustentável e ecologicamente correto. O atual modelo alimentar e econômico preza pouco pela saúde, pelo meio ambiente, ao abusar do veneno sobre a mesa dos brasileiros”, afirma produção do evento.

O Festival será realizado por algumas organizações, entre elas: LIVRES (rede de produtos do bem), Sindicato Químicos Unificados, Associação de Agricultura Natural de Campinas e região e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Com apoio da UNISOL, FETQUIM, AMESAMPA, AMATER, NEAES entre outros órgãos importantes da região.

O evento conta com uma agenda extensa de atividades e programação durante os dois dias de festival. Algumas trilhas, caminhadas ecológicas, poderão ser realizadas em grupos de 20 pessoas, tanto no sábado quanto no domingo, com início às 9h. Além dessas atividades, oficinas serão produzidas como a Oficina de Pães e Agroecologia para iniciantes, no sábado, e Alimentação saudável e consumo responsável e Cultivo de hortas no domingo.

O local contará também com barracas de comidas orgânicas para o almoço e local para troca de sementes crioulas, “Como forma de fugirmos do domínio das sementes das multinacionais que monopolizam o mercado. Trocar sementes implica também em trocar saberes e formas de cultivo”, explica organização. Ainda no sábado, terá a Mesa de Debate com o tema: Os desafios da agroecologia e o ecoturismo em São Paulo e no Brasil. E para finalizar Pereira da Viola será uma das atrações musicais do evento, confira outras atrações e a programação completa no site oficial festivalae.com.br.

“O Festival de Agroecologia e Ecoturismo será um importante espaço para a promoção de uma nova estratégia de desenvolvimento para nosso município”, finaliza Leonardo Pinho, Presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA