Desfile de Cavaleiros e Muladeiros marca início dos 70 anos da Festa do Figo

0
1194

Cortejo percorre ruas de Valinhos com saída e chegada no recinto da Festa

O som do berrante vai ecoar na manhã deste domingo (13) pelas ruas de Valinhos, anunciando o início do maior e mais importante evento turístico da cidade, a Festa do Figo, que este ano celebra seus 70 anos. O tradicional Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros deve reunir, segundo os organizadores, mais de mil cavaleiros e amazonas, vindos de diversas partes do município e da região, incluindo sul de Minas.

A concentração está marcada para as 9h no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (estacionamento do Ginásio Municipal) e a saída do desfile para as 10h, percorrendo diversas ruas e avenidas da cidade (veja itinerário abaixo). O desfile conta com a presença da Rainha da 70ª Festa do Figo e da 25ª Expogoiaba, Gabriela Mathias Oliveira, das princesas Isabelly Karoline de Godoi e Amanda Caroline Amaral.

À frente do desfile, um trio elétrico especialmente preparado vai receber a Corte da Festa, autoridades e organizadores. Cavaleiros, muladeiros e charreiteiros deverão estar de volta ao Parque Municipal por volta das 12h. Na chegada, cada participante recebe um brinde da Comissão Organizadora da Festa,

Uma programação especial foi elaborada para acolher os participantes após o desfile, que inclui praça de alimentação, com food truck, espaço kids e shows sertanejos até 17h. Os organizadores também definiram uma área dentro do parque municipal destinado para as Comitivas, onde elas poderão receber seus participantes e confraternizar. Também haverá venda de “traias” – acessórios do universo tropeiro.

Estão envolvidas na organização do desfile a Associação dos Muladeiros de Valinhos, presidida por Marcio Fagnani, e a Associação dos Amigos Cavaleiros, Charreteiros e Muladeiros de Valinhos (AACCMV), que contam com o apoio da Comissão Organizadora da 70ª Festa do Figo e 25ª Expoiaba, presidida por Gustavo Previtali, das secretarias de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços, Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal.

Segundo Maycon Ferreira, da AACCMV, todo desfile está sendo pensado e preparado para encantar as pessoas que irão participar e acompanhar pelas ruas da cidade, mas sobretudo está sendo pensado para preservar o bem-estar dos animais participantes, com pontos de hidratação, veterinário e apoio da Guarda. “O desfile é uma tradição em nossa cidade e queremos mantê-la através da reunião de amigos e amantes da cultura tropeira, mas tudo dentro das normas de segurança e do respeito aos animais”, afirma Ferreira.

A cultura tropeira faz parte da história de Valinhos. Antes mesmo da chegado do figo, em 1901, cavalos, mulas e burros sempre estiveram presentes na vida e no trabalho do homem do campo valinhense.

Itinerário – O itinerário começa com a concentração no recinto do Parque Municipal, seguirá pela Avenida Joaquim Alves Corrêa, até o cruzamento com a Rua Francisco Glicério, Rua General Osório, Avenida 11 de Agosto, no sentido da Avenida Invernada (direção ao Viaduto Laudo Natel), desce em direção à Avenida dos Imigrantes, passa pela Prefeitura, em sentido à rodoviária. A comitiva segue pela Avenida dos Esportes (sentido Praça da Bíblia) e finaliza no Parque Municipal.

Alimentação – No Parque Municipal haverá praça de alimentação, serviço de bar, espaço kids e show sertanejo. A praça de alimentação será de responsabilidade da Associação dos Muladeiros e dos Associação dos Amigos Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros de Valinhos.

Desfile – O desfile será aberto por três amazonas, que carregarão as bandeiras do Brasil, do Estado e do município. Terá ainda acompanhamento do trio elétrico, com a presença do prefeito, Orestes Previtale, e da corte da rainha e as princesas. Após o retorno ao Parque Municipal, haverá distribuição de brindes aos participantes.

SERVIÇO:

Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba

Dia – 13 de janeiro de 2019

Horário:  9h

Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini

Rua Dom João VI, s/nº – Jardim Planalto

Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA