Ele fará uma visita pastoral na capela do Capuava, onde há uma nascente missão

A Missão Ortodoxa Santa Neomártir Elisabete (Feodorovna) da Rússia está em Valinhos desde Junho de 2018, congregando os cristãos ortodoxos da região de Campinas e Jundiaí para vivenciar a vida comunitária cristã e a espiritualidade ortodoxa no interior do estado de São Paulo para brasileiros e descendentes de países com maioria de cristãos ortodoxos como Grécia, Rússia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Ucrânia entre outros.
Neste domingo (27) o Arcebispo da Igreja Ortodoxa do Brasil, Chrisóstomo Muniz Freire, fará uma visita pastoral na capela do Capuava, onde há uma nascente missão ortodoxa. A Capela fica na Rua Guiomar Rolim Teles, S/N no Bairro Capuava.

A Igreja
A Eparquia Ortodoxa do Brasil, sob jurisdição da Igreja Autocéfala da Polônia, tem a característica de ter sido constituída a partir de brasileiros que não são descendentes de povos tradicionalmente ortodoxos. O seu ‘povo’ inicial tem sua origem em pessoas residentes em Recife e no Rio de Janeiro.
Na festa de Pentecostes do ano de 1986, esses brasileiros foram batizados e crismados na Catedral Ortodoxa de Lisboa. Semanas depois foram celebrados um casamento, uma tonsura monástica e as ordenações de dois padres.
Em julho de 1986 desembarca no Brasil uma perfeita missão de ortodoxos brasileiros, com o intuito de implantar a Fé Ortodoxa neste país. Logo após o retorno desse grupo de nove brasileiros, tivemos no Rio de Janeiro um primeiro batismo de sete pessoas e, no Recife, o de um grupo de vinte e cinco pessoas.
Esse foi o início dessa Igreja Ortodoxa voltada para brasileiros. O trabalho pastoral deste grupo continua até nossos dias dando frutos agora na cidade de Valinhos.

O Arcebispo
Chrisóstomo Muniz Freire é natural do Rio de Janeiro, nasceu em 25 de maio de 1957 e sua sagração episcopal aconteceu em 1991. É a primeira vez que ele vem a Valinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA