Preparamos um guia com informações para ajudar o motorista a administrar os custos com seu automóvel

Atualmente, ter um automóvel é mais do que um sonho ou capricho. Hoje para a maioria das pessoas, é uma extrema necessidade. Entretanto, manter um veículo durante o ano exigirá um planejamento financeiro. É importante estar atento e saber quais são os gastos que você terá durante o ano. Confira dicas do guia para ajudar no seu planejamento:

Impostos e taxas obrigatórias

Os impostos são obrigatórios para todos os motoristas, e é importante que você conheça bem todas as taxas a ser paga durante o ano.

IPVA: O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é uma taxa que deve ser paga anualmente. Cada estado define a alíquota da taxa a ser cobrada dos veículos. No estado de São Paulo, por exemplo, neste ano o custo do imposto foi de 4% do valor da tabela FIPE. Então, quanto maior o valor do veículo, maior será o valor a ser pago aos cofres públicos.

Licenciamento: Sua cobrança também é anual e permite que o veículo circule nas vias públicas. Seu pagamento é obrigatório para a obtenção da CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), documento de porte obrigatório ao dirigir.

Seguro DPVAT: O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório. Ele tem como objetivo indenizar vítimas de acidentes de trânsito e garantir que todo motorista esteja resguardado em caso de danos maiores. Seu valor é fixo para todo o país, dependendo apenas do tipo de veículo.

Seguro opcional: Quando se trata de atenção com o veículo, é importante contar com os serviços de uma seguradora. Um seguro contra: acidentes de trânsito, furtos e roubos. Portanto, é essencial para a proteção do seu veículo e, até mesmo, do seu investimento. Portanto, seu valor deve ser considerado no planejamento dos gastos anuais.

Manutenções corretivas e preventivas

Cada automóvel apresentará suas necessidades de manutenções, de acordo com seu tipo, modelo e o uso que você faz dele. Caso você o use apenas para passeio ou mora muito perto do trabalho, a tendência é reduzir os custos. Mas se trabalha com o veículo e roda muito diariamente, é provável que gaste um pouco mais.

Faça as revisões: O importante é seguir um cronograma de revisões em uma oficina mecânica de qualidade e confiança. Isso garantirá que seus custos com manutenção seja sempre algo previsto e programado, sem grandes surpresas. Sendo assim, você será capaz de desenvolver também um controle de desempenho do seu carro e saber qual a próxima manutenção necessária.

Manutenção preventiva: Para manter um veículo em ótimas condições, é preciso evitar desgaste excessivo de peças ou danos mecânicos do veículo. Calibrar e fazer rodízio dos pneus, verificar níveis de água e óleo periodicamente e mantê-lo limpo são exemplos de cuidados que você deve ter para garantir a boa saúde do seu carro. Atenção as dicas do mecânico sobre os cuidados com o veículo é importantíssimo, para garantir uma direção tranquila e a troca de peças no momento certo, evitando assim o desgaste excessivo, pois é uma falsa economia, já que uma peça em mal estado pode comprometer o funcionamento do sistema e gerar mais dor de cabeça. É mais seguro e econômico contar com manutenções preventivas do que ser surpreendido pela necessidade de uma corretiva.

Coloque o custo na ponta do lápis

Tendo esses pontos, coloque tudo no papel. Separe os custos de impostos e seguro daqueles de manutenção e revisão. Faça um cálculo referente ao consumo de combustível e quanto você roda por semana, adicionando esse valor aos custos estimados de revisão e manutenção preventiva. A oficina mecânica deve fornecer prazo e quilometragem para sua visita, além dos valores.

Portanto, manter um carro é tarefa básica de todo motorista e pode ser simples se você fizer um planejamento correto. E não se esqueça de que o custo envolvido é um investimento, e não um gasto.

Confira algumas dicas de oficinas e empresas ligadas ao ramo automotivo de Valinhos. Faça já seu orçamento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA