CORTANDO NA CARNE

Já desde a semana passada, ficou evidente que algo mais sério aconteceu entre o Prefeito Orestes Previtale (PSB) e o Vereador Kiko Beloni (PSB), uma vez que o Chefe do Executivo exonerou comissionados da Prefeitura e do DAEV, inclusive alguns pertencentes aos quadros do próprio PSB.

CORTANDO NA CARNE II

Previtale, já de comprovado estilo truculento no lide diário com seus subordinados, já se desentendeu com seu antigo partido, o MDB (PMDB na época), partido que o elegeu Prefeito, mas que ele resolveu “dar um chute no balde” e “tomar” a legenda na marra, da liderança de um de seus tradicionais fundadores, o ex-prefeito Marcos José da Silva, legenda esta atualmente dirigida pelo filho do conhecido “Marcão”, o jovem Vinicius di Nardo Silva.

CORTANDO NA CARNE III

Dando com os “burros n’água” nas eleições internas do MDB, Previtale juntou as trouxas e transferiu-se para o PSB, legenda dirigida pelo atual vereador Kiko Beloni, e que passou a fazer parte da sua base de governo.

TALHANDO O LEITE

Mas parece que o “leite está talhando” no governo Previtale. Com baixíssimos índices de popularidade, e com rejeição nunca vista em Valinhos (Previtale foi considerado o pior prefeito da RMC – Região Metropolitana de Valinhos – pelo Instituto INDSAT), o atual ocupante de cadeira no primeiro andar do Palácio da Independência começa a cortar na própria carne, ao desalojar os membros do próprio partido de sua base do governo.

E AGORA, BELONI?

Desrespeitada a tratativa política junto aos seus apoiadores de partido, e ao ver desembarcado do governo os comissionados demitidos por Previtale, restaria a Beloni engrossar as fileiras da oposição ao péssimo governo atual.

Comenta-se ainda que Kiko Beloni poderia, como presidente do PSB municipal, solicitar apoio da Executiva Estadual, e desta vez, ele desembarcar Previtale do PSB. Neste caso, comenta-se que Previtale estaria de malas prontas para o PSDB de Rodrigo Popó.

NINHO TUCANO EM POLVOROSA

Um conhecido tucano da cidade, que preferiu aguardar a ordem dos fatos, disse a esta coluna que Previtale já tentou acabar com MDB, com o PSD e agora, se chegar ao PSDB, haverá uma revoada tucana como nunca se viu. Será?

TOMA LÁ DA CÁ

E neste episódio da exoneração dos apadrinhados de Kiko Beloni na administração de Previtale, fica claro e evidente sistema “toma lá da cá” que reina ainda na composição do primeiro, segundo e até terceiro escalão da Prefeitura.

É evidente que vários vereadores que apoiam Previtale, o fazem em troca de cargos políticos, e que se abrirem a boca, o truculento mandatário “baixa a caneta em todo mundo”. Muita coisa, comenta-se nos corredores de Câmara e Prefeitura, ainda vem por aí.

ASSOCIAÇÃO DE ENTIDADES I

Terminada a Festa do Figo, mais uma vez destacou-se a presença do voluntariado no maior evento turístico de nossa cidade, que carece de renovação em seu modelo, mas que aconteceu dentro das possibilidades e levou a fruta, maior vedete da festa, à mesa de valinhenses e de inúmeros turistas.

E os voluntários atuaram em várias frentes, de forma benemérita dentro e fora do Parque Municipal, com destaque especial para a recém-criada, FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos e também da ASSERUTIL, que este ano completou 20 anos de fundação oficial, uma vez que o “Conselho das Entidades” já existia anteriormente.

ASSOCIAÇÃO DE ENTIDADES II

Mas registre-se, que na concepção da ASSERUTIL, que é a Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos, a ideia era agregar as entidades assistenciais e clubes de serviço da cidade, com objetivo único de representar este segmento junto às autoridades e à cidade, e na arrecadação de recursos com destino certo, como fez o próprio Monsenhor Bruno Nardini, ao conceber a Festa do Figo, para levantar recursos para a construção da Matriz de São Sebastião.

ASSOCIAÇÃO DE ENTIDADES III

No entanto, não há como renegar à ignorância, o fato de que, após constantes gestões na Associação ASSERUTIL, o que se vê é o esvaziamento e desligamento da grande maioria das entidades representativas do segmento “assistência” e “clube de serviço” atuante na cidade, e da admissão de outras associações que apesar de apresentar seus objetos próprios, não conseguem cumprir estatutariamente os objetivos propostos pela ASSERUTIL inicialmente.

ASSOCIAÇÃO DE ENTIDADES IV

Mas o que a cidade toda comenta e sabe, mas muita gente prefere fazer “ouvidos moucos”, inclusive a Prefeitura que é a responsável pela concessão de “espaço público” para os eventos e arrecadação de recursos através da ASSERUTIL, é que esta não mais representa as “Entidades Assistenciais de Valinhos”, uma vez que, a maioria dos atuais associados compõe associações filosóficas e culturais, nada havendo com os objetivos específicos da organização inicial.

Verdade seja dita, muitas associações lá elencadas nada tem a ver com “Entidade Assistencial”.

ASSOCIAÇÃO DE ENTIDADES V

Comenta-se à boca pequena, por voluntários e dirigentes de algumas associações que ainda fazem parte da ASSERUTIL, e que não quiseram se identificar, é que, diante do esvaziamento da ASSERUTIL, buscou-se novas associações para “reforçar” os participantes desta.

Um fato lamentável, que atenta contra o bom senso, pois não se pode colocar associações com objetivos de fomentar cultura entre jovens, ou de determinadas e respeitáveis correntes filosóficas, ou associações que se propõe a incentivar a doação de órgãos, na mesma gamela de “entidades assistenciais”.

Com todo respeito, não o são.

ASSOCIAÇÃO DE ENTIDADES VI

Lembramos mais uma vez, que a atual “Associação de Entidades”, a ASSERUTIL, explora através de concessão da Prefeitura Municipal, espaço público no Parque Municipal durante todo o ano (não só na Festa do Figo), ou seja, espaço este que pertence ao povo, e deve ser concedido sim, à exploração por entidades com finalidades assistenciais específicas, sabendo o povo onde e como estas entidades estão aplicando os recursos ali explorados do solo público. Aguardemos.

E A SAÚDE I

O Secretário da Saúde, Dr. Nilton Tordin estará na Câmara Municipal de Valinhos no próximo dia 20 de fevereiro, quarta, às 17h30, atendendo convite da presidente do Legislativo, vereadora Dalva Berto (MDB), e participando de rodada de visitas de secretários municipais que estarão na Casa Legislativa.

Espera-se que seja uma visita de esclarecimento à população, e não como se faz em audiência pública, onde Tordin lê uma série de números e dados estatísticos, mas que não dão profundidade às questões que o povo mais quer saber.

E A SAÚDE II

Seria bom que Tordin já viesse afiado e com respostas na ponta da língua para algumas questões que a população quer saber, por exemplo: Como está a marcação de consultas informatizada na rede Básica de Saúde? Quando os exames complementares serão realizados em tempo hábil? Quando os exames laboratoriais não demorarão tanto para chegar às mãos dos pacientes? Quando será resolvida a questão do gargalo da UPA, que está sempre lotada e com reclamações a todo momento? Porque a marcação de exames para colonoscopia, endoscopia, demora quase um ano?

Bem vindo, Secretário, esperamos que o senhor responda todas as perguntas, e não as delegue aos seus técnicos na hora de explicar ao povo, ok.

FUTEBOL FEMININO I

Veja como são as coisas em Valinhos. Em 09/03/2017, noticiou-se o seguinte: “A Associação Atlética Ponte Preta apresentou na manhã desta quinta-feira (09) a equipe de futebol feminino que irá defender a Macaca no Campeonato Brasileiro”.

A ação fez parte de uma parceria com a Prefeitura de Valinhos através da Secretaria de Esportes do município, com da empresa Pilot, com a presença das jovens jogadoras, da técnica Ana Lúcia Gonçalves e do Secretário de Esportes e lazer Rodrigo Ribeiro.

FUTEBOL FEMININO II

Já com o término da parceria entre Valinhos e Ponte Preta, e com atletas de Valinhos e de outros munícipios com significativa qualidade técnica, interessou-se o Palmeiras F.C. pela formação de time feminino em nossa cidade, utilizando a base do time já existente da Ponte, mas segundo informações obtidas pela coluna, não houve interesse e a Administração Municipal colocou uma série de obstáculos, o que inviabilizou o Projeto.

FUTEBOL FEMININO III

Resultado: Esta semana o Palmeiras apresentou oficialmente, o seu novo time de futebol feminino para a temporada de 2019, em parceria com a cidade de Vinhedo.

Isto mesmo, a vizinha Vinhedo, que abraçou as atletas e participará do Paulistão e da Série A2 do Campeonato Brasileiro.

Mais uma vez Valinhos perde a chance de ocupar as páginas de jornais e postagens na internet, com notícia positiva e de incentivo ao esporte. Que pena!

FUTEBOL FEMININO IV

Questionada a prefeitura respondeu que ”O projeto de parceria com o Palmeiras é um projeto de grande envergadura. O Palmeiras tinha pressa para que o contrato fosse celebrado.

No dia em que a Secretaria de Esportes foi procurada pelo time paulista, acionou o Departamento Jurídico da Prefeitura, que orientou sobre a necessidade de fazer um chamamento público. A Secretaria insistiu na questão, foram consultadas várias alternativas, inclusive a Lei Pelé, mas novamente foi apontado que seria necessário o chamamento público, por se tratar da ocupação de um espaço público, uma vez que havia contrapartida na negociação a ser feita, sendo seguro para ambos os lados o amparo legal.

A Secretaria solicitou ao Palmeiras a elaboração de uma proposta para buscar negociações, mas o clube não chegou a apresentá-la. A Prefeitura de Valinhos e a Secretaria de Esporte trabalham dentro da legalidade, com transparência e austeridade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA