Corredor explica a importância do esporte e as mudanças que atividade física provoca no dia a dia

Por Alef Gabriel

Nessa última terça-feira foi comemorado o Dia do Esportista, 19 de fevereiro, e em celebração a esta data e a todos os esportistas, entrevistamos Adriano Maziero Franco, atleta corredor de provas e maratonas.

O atleta que compete há 5 anos nas provas coletando troféus e medalhas, começa contando que sua paixão pelo esporte começou cedo, desde os 13 anos de idade porque sempre se interessou por esportes e aventuras desde muito jovem. Há tantos anos tendo esporte como parte da sua vida, é inevitável não citar inúmeros benefícios que a prática traz para o cotidiano. Adriano conta que além de uma boa saúde e o corpo em boa forma, o esporte o ajudou superar traumas e situações complicadas da vida, como a perda do seu pai na infância e também o falecimento do seu irmão durante a adolescência. E algumas das melhoras na área da saúde, “Ajuda muito, por exemplo, reduz o peso corporal, melhora o nível de colesterol, aumenta à capacidade cardiorrespiratória, reduz o risco de infarto, aumenta à massa muscular, reduz a variação da pressão arterial de repouso, ativa a circulação sanguínea, diminuindo os problemas do coração e etc.”, comenta Adriano.

O esportista de 32 anos, também cita durante a entrevista o pouco apoio dos governantes diante dos esportes, conta que parte das autoridades não ligam para prática do esporte e isso é algo que precisa ser fortalecido e reestruturado. E se houvesse mais ajuda dos governos, mais projetos em prol de esportistas seriam criados.

O corredor, que atualmente trabalha como motorista, já correu mais de 100 provas, participando de inúmeros eventos esportivos, 120 corridas, obtendo 120 medalhas e destaca que a corrida que ficou marcada foi a Corrida Explore Cross de montanha, etapa noturna em São Pedro onde foi campeão na prova de 10km.

Adriano comenta sobre sua rotina de treinos e sempre se dedica ao máximo e se prepara fisicamente para as provas, “Os treinos são a semana toda. De segunda, quarta e sexta eu faço rodagem leves de 5km 10km até 15km, depois academia para fortalecimento. De terça e quinta eu faço treino de tiros na pista do campo do Jupa, isso  sempre depois  do trabalho.  Aos domingos são dias de fazer um treino mais  longo, como exemplo 25km, para adquirir resistência”, explica.

Ele espera que o esporte seja mais valorizado para que possa incentivar maios pessoas a participarem dele, em qualquer tipo de esporte. O que mais gosta, ele conta que são as amizades que faz durante os treinos e provas e também conquistar pódios. “Pratiquem esporte, mesmo que não seja competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida”, aconselha Adriano. Nós do JTV parabenizamos todos aqueles que amam e se dedicam ao esporte na cidade e na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA