Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é lembrado no dia 18, confira entrevista com Ricardo, membro do AA de Valinhos

Por Alef Gabriel

Qual a importância da recuperação na vida das pessoas alcoólatras?

É vital. O Alcoolismo é uma doença que leva a prisões, internações em instituições de recuperação, e muitas vezes leva à morte prematura, por isso o processo de recuperação determinará ao alcoólatra viver ou morrer.

Qual a relevância do combate ao alcoolismo, no sentido de campanhas, projetos, programas voltado a dar apoio para essa luta?

Pessoalmente acredito que é de extrema relevância o desenvolvimento de projetos voltados à recuperação do alcoolismo. A Irmandade de Alcoólicos Anônimos é uma entidade sem fins lucrativos que apoia a recuperação de indivíduos que já possuem a doença do alcoolismo num grau de desenvolvimento considerado grave, mas também realiza alguns trabalhos que podem ser considerados de prevenção, já que, sempre que convidados, prestamos serviços de informação em escolas, empresas, programas de rádio, entre outros organismos da comunidade.

Há quanto tempo você está no AA e porque começou a combater o alcoolismo?

Meu trabalho relacionado ao que você chama de combate ao alcoolismo ocorreu pelo simples fato de que sou portador desta doença, e minha participação na irmandade é o que proporciona a minha própria recuperação. Assim, posso dizer que faço parte e frequento reuniões de Alcoólicos Anônimos há cerca de três anos, mas minha luta pessoal contra minha doença do alcoolismo e da dependência química já ocorre há mais de 20 anos, já que também sou membro da irmandade co-irmã de Narcóticos Anônimos, e dela sou membro desde 1995.

Como se chama o grupo ou entidade que faz parte e quais suas funções nele? E onde se localiza?

O Grupo de AA que frequento com mais habitualidade é o Grupo Renascença de Alcoólicos Anônimos, localizado na cidade de Valinhos, na Rua Campos Sales, 432, fundos, com reuniões às 2as e 4as feiras, dás 19h30 ás 21h. Lá como membro, procuro auxiliar nas diversas tarefas, como abertura do grupo, arrumação da sala, fazer o café, entre outras, o que também é compartilhado pelos demais membros.

Quais os pontos positivos que entrar nesse combate trouxe para sua vida e para aqueles que te cercam?

Quando cheguei às irmandades de Auto-Ajuda meu objetivo principal era apenas parar de usar substâncias alteradoras de ânimo, drogas e álcool, mas com o passar do tempo vim perceber que a programação de Alcoólicos Anônimos proporciona muito mais do que isso. Participando e vivenciando a recuperação venho me transformando, dia após dia, numa pessoa melhor, o que me deixa muito satisfeito, e acaba criando em todos nós um sentimento profundo de tentar compartilhar esta mensagem de que qualquer indivíduo portador desta doença, por mais grave que seja o momento que esteja enfrentando, também pode experimentar os benefícios da recuperação.

Qual o termo correto? São alcoólatras em recuperação? Você ainda está em recuperação?

Essas nomenclaturas são muito pessoais. Particularmente me identifico como Dependente Químico e Alcoólico em Recuperação. Mas cada um se autodenomina como entende melhor, isso não é o mais importante. Quanto a estar em recuperação, isso sim considero de extrema importância, já que na minha opinião a doença do alcoolismo é incurável, mas pode ser detida e a recuperação contínua e permanente pode ser possível à todos. É mais ou menos como uma “diabetes”. Sei que possuo a doença e por isso devo me abster das substâncias que sempre me trarão malefícios. A grande sacada é evitar o primeiro gole “hoje”… Se tiver isso em mente, não tenho nada a temer. Sempre digo que entendo a recuperação como um processo contínuo e não estático… A recuperação indica movimento, transformação… Vivendo, crescendo, evoluindo, percebe! Sempre em movimento… Nunca pronto, feito e acabado!

 Atualmente as pessoas que estão passando por isso, precisam de quê? Se pudesse falar sobre algo que o país precisaria melhorar em relação ao alcoolismo.

É um assunto muito complexo e como membro de Alcoólicos Anônimos não me sinto habilitado a opinar sobre um aspecto de maior amplitude. O que sei é que a recuperação proporcionada pela Irmandade de Alcoólicos Anônimos é estatisticamente falando o processo mais potente e eficiente para o enfrentamento do alcoolismo, e neste sentido não tenho dúvidas que aquele indivíduo que nesse momento está enfrentando problemas relacionados ao alcoolismo pode procurar um Grupo de Alcoólicos Anônimos para buscar sua sobriedade. Lá ele será recebido com muito carinho, amparado pelas Tradições de AA, de forma a conduzir-se pela maravilhosa jornada da recuperação.

Combater um vício não é nada fácil, o que a população pode fazer para ajudar aqueles que estão passando por isso? Ou grupos que fazem essa assistência?

Existem diversas formas que a população pode participar dessa luta. Aos parentes e amigos mais próximos de indivíduos portadores do alcoolismo uma boa dica é a participação dos grupos da irmandade de ALANON. Trata-se de grupo de pessoas que são em sua maioria maridos, esposas, filhos, parentes em geral e amigos de alcoólicos que se reúnem para compartilhar suas experiências no que tange ao relacionamento que desenvolvem com seus entes alcoólicos, tanto relacionados aos momentos em que o indivíduo vivenciava a doença, como também no que se refere aos períodos em que o indivíduo já está em recuperação. Isso fortalece a recuperação de todo o conjunto familiar, já que sabemos que a doença do alcoolismo atinge todo o núcleo familiar, e obviamente todos precisam de ajuda para seguir em frente.

Alguma mensagem ou informação que gostaria de destacar nesse dia mundial do combate ao alcoolismo?

Reitero minha opinião de que a irmandade de Alcoólicos Anônimos é o programa de recuperação mais potente e eficaz. Por isso deixo uma mensagem de força, fé e esperança, de que todo o alcoólico, esteja onde estiver, pode chegar em grupo de Alcoólicos Anônimos, parar de beber, e iniciar uma nova maneira de viver. Nós estaremos lá realizando nossa própria jornada de recuperação, e esperando ansiosamente, com as portas abertas, a chegada daqueles que também quiserem experimentar a recuperação do alcoolismo. Abraços Fraternos, em espírito de recuperação e serviço!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, por favor você talvez não tenha observado, mas, o símbolo de AA que está no seu site, está com uma palavra escrita de forma errada, está escrito RECUPERÇÃO e a forma correta é: RECUPERAÇÃO. Ficaremos muito feliz se você puder corrigir, pois muitas pessoas copiam esta figura e a divulgam… disseminando o erro. Por favor corrija sua publicação. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA