Dalva Berto, presidente da Câmara Municipal de Valinhos
Dalva Berto, presidente da Câmara Municipal de Valinhos

Em apenas 2 meses como Presidente, a vereadora Dalva Berto, da cidade de Valinhos, tem apresentado uma agenda focada em mudanças importantes na Câmara, tanto do ponto de vista administrativo como em relação ao espaço de participação dos vereadores e da população. Ações como a agenda mensal de Prestação de Contas dos secretários municipais, mudanças no regimento interno para mais dinamismo nas sessões, estudos austeros sobre a reestruturação administrativa, incluindo corte de privilégios, políticas de inclusão (como ações de implantação de acessibilidade no site e contratação, em andamento, de intérpretes de libras para as sessões e audiências públicas) e criação do 1º Coworking Legislativo da Região Metropolitana de Campinas são algumas das atividades de destaque da Presidente Dalva Berto neste início de mandato.

“É dever do gestor público encaminhar medidas que se prezem pela austeridade, dinamismo e, acima de tudo, foco no interesse coletivo. Como vereadores, temos uma representatividade importante, afinal, independente da bandeira e sigla partidária, fomos eleitos para representar os 127 mil cidadãos valinhenses. E para que o trabalho de cada um dos 17 vereadores seja efetivo, como Presidente da Câmara, tenho adotado medidas que preservem aos vereadores o direito de fiscalizar, propor e discutir ações pela cidade. E, também, precisamos neste resgate da credibilidade do Legislativo, aproximar cada vez mais os cidadãos das ações da cidade, afinal o gestor público deve coordenar e gerir o dinheiro público, que é de todos”, comentou a Presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto.

Uma das medidas de impacto nestes 2 meses foi a decisão de uma agenda permanente, mensal, de presença dos secretários municipais na Câmara Municipal. Denominada Agenda de Prestação de Contas, 3 secretários já estiveram presentes: as secretárias de Planejamento e Meio Ambiente, Maria Silvia Previtale, e da Fazenda, Maria Luisa Denadai, que abordaram questões relacionadas ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); e o secretário de Saúde, dr Nilton Tordin, que respondeu questões sobre as ações da Saúde na cidade. Além dos vereadores, a população participa, com perguntas, tanto presencialmente como pela internet, já que as reuniões são transmitidas ao vivo pelo Facebook, site da Câmara, Youtube e o Canal 9 da Vivo, em Valinhos.

A presidente Dalva Berto, também, criou o 1º Coworking Legislativo da Região Metropolitana de Campinas que, até abril, será inaugurado na Câmara de Valinhos, tendo como parâmetro o que foi implantado pela vereadora Janaina Lima, do Partido Novo, na capital de São Paulo, o 1º Coworking legislativo do Brasil. “Sem nenhum gasto, já iniciamos os trabalhos para preparar uma sala especial para atender, em dias e horários específicos, todo cidadão que tenha ideias sobre projetos a serem implantados para a cidade de Valinhos, com foco em soluções importantes para os desafios da cidade. Esta ação também está em sintonia com um projeto do Vereador Henrique Conti, que estabelece um bando de ideias do Legislativo, para somar a participação popular. Teremos uma equipe para recebe-los, numa sala com todos os recursos necessários, para construir a viabilidade desta ideia e, após, passar pela análise dos técnicos legislativos e, assim, encaminhar para apreciação dos vereadores em Plenário com a característica de um Projeto de iniciativa popular. É assim, pelo Trabalho e Inovação, que vamos construir uma Valinhos de Todos e Para Todos!”, complementou a Presidente Dalva Berto.

Ainda, neste semestre, a presidente está trabalhando num projeto de Reestruturação Administrativa da Câmara, que prevê cortes e ações de austeridade, para equilibrar os gastos públicos e propor medidas que venham a dar mais sustentação e liberdade ao trabalho dos vereadores, com responsabilidade e alinhado ao novo modelo de gestão pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA