A Secretaria de Educação de Valinhos lança no próximo dia 27 de março, às 19h, no palco do Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, o projeto O Teatro Vai à Escola 2019, durante a realização do Quarta É Feira. O evento integra as comemorações do Dia Mundial do Teatro.

A peça escolhida para o lançamento do projeto é “A Magia dos Vagalumes”, do autor, ator e diretor teatral, Alfredo Ribeiro, o Piu. Outros espetáculos estarão na programação. De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo do projeto é levar para as escolas do município apresentações como forma de entreter, educar e conscientizar.

No espetáculo, Piu interpreta o palhaço e contador de histórias Piu Piu, já com idade avançada, mas que não perdeu a esperança de continuar exercendo sua profissão num país onde os mais velhos não são valorizad0os para o trabalho, sendo que existem muitos com talentos e disposição.

No calendário, a primeira série de apresentações irá acontecer nas creches municipais, durante o mês de abril, com a peça “A história do Coelhinho Pipoca”, que trata da temática da Páscoa.

Entre os meses de maio e agosto, o espetáculo de fantoches “O Coelhinho Dorminhoco” será apresentado aos alunos da educação infantil. O espetáculo “A Magia dos Vagalumes” volta à programação entre setembro e outubro, para os alunos do 2º aos 5º anos do ensino fundamental.

Segundo Piu, o espetáculo “A Magia dos Vagalumes” foi concebido no formato de contação de história teatralizada, para o público infanto-juvenil. “Mais do que incentivá-los a cuidar do Meio Ambiente, a peça busca, de forma lúdica, sugerir reflexões”, afirmou.

O secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, destacou que o teatro é um meio diferente e eficiente de atingir objetivos da educação. “O projeto O Teatro Vai à Escola se soma a outras iniciativas transdisciplinares que buscam o envolvimento de nossas crianças e a qualidade de nosso ensino”, disse.

O ator reforçou a ação educativa do teatro. “Através da arte do teatro, a peça mostra que o meio ambiente não são apenas os oceanos, os mares, os rios, as florestas, as matas, as árvores, as flores, os animais, os pássaros, os insetos, mas também os pequenos lugares da nossa convivência do dia a dia, como nosso quintal, nossas escolas, e tudo que nos rodeia cotidianamente”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA