Vacinas tríplice viral e contra febre amarela continuam disponíveis na rede municipal

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa mais cedo este ano, a partir do dia 15 de abril até o dia 31 de maio. O Dia D acontecerá no dia 4 de maio, quando as unidades de saúde estarão abertas no sábado para realizar especificamente essa campanha. A vacina contra a febre amarela e a tríplice viral continuam disponíveis na Rede Municipal de Saúde.

Na primeira etapa da campanha nacional contra a gripe, que vai até 22 de abril, a vacinação será oferecida apenas para crianças de 1 a 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), mais propensas a desenvolver complicações pelo vírus H1N1.

A partir dessa data, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar, que inclui trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, professores e pessoas com comorbidades, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Febre amarela

A Secretaria de Saúde de Valinhos permanece vacinando moradores de todo o município contra a febre amarela. O objetivo é evitar e prevenir o avanço da doença. Este ano, um caso foi notificado e está em investigação.

Quem ainda não se vacinou deve procurar a UBS mais próxima de sua casa para se informar sobre os horários de imunização e levar a carteirinha de vacinação. “Para quem já tomou uma dose, não é preciso se vacinar novamente”, alertou Claudia.

Tríplice viral

A vacina tríplice, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola está disponível durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos. Pessoas que não se vacinaram quando bebês podem receber a vacina em qualquer momento da vida. Ela será intercalada em duas doses para quem tiver até 29 anos de idade e em dose única para pessoas após os 30 anos. Para receber a aplicação, o munícipe precisa apresentar a carteirinha de vacinação e o documento de identidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA