Na sessão desta terça-feira, 19, foram aprovados por unamidade dois Projetos de Lei do vereador Franklin que homenageiam duas grandes personalidades do futebol valinhense: Toninho Evangelista e Toninho Ponte Preta. Os projetos visam dar o nome desses craques a campeonatos de futebol da cidade.

Um dos projetos denomina “Toninho Evangelista” o Campeonato Valinhense de Futebol de Salão Categoria Menores – Edição 2019. Toninho Evangelista, goleiro, foi jogador do antigo Valinhense e do Operário Futebol Clube. Como profissional, por mais de 10 anos defendeu a Ferroviária de Araraquara e o Botafogo de Ribeirão Preto, sendo convocado para a Seleção Brasileira. Por diversas vezes travou batalhas com o maior de todos os tempos, o “Rei Pelé”, inclusive defendendo alguns pênaltis batidos pelo Rei. Por 26 anos, foi jogador e treinador do A.D.C. Rigesa conquistando o Campeonato Amador do Estado e o Desafio ao Galo da TV Record, entre outros títulos conquistados. Toninho foi também um dos grandes responsáveis pela implantação das escolinhas de futebol da Secretaria de Esportes e Lazer, que visa oportunizar a meninos e meninas, os caminhos do esporte. Foi diretor de Esportes e Conselheiro tutelar e atualmente é treinador do Esporte Clube Castelo.

Outro projeto denomina “Toninho Ponte Preta” o Campeonato Valinhense de Futebol Amador – 1ª, 2ª e 3ª Divisão – Edição 2019. Sua carreira no futebol lhe trouxe muitas alegrias e muitas conquistas, mas as suas maiores realizações foram alcançadas à beira do campo, quando assumiu a posição de técnico. Apaixonado pela Ponte Preta, fundou em 01 de maio de 2009, a Sociedade Esportiva Ponte Preta, time valinhense que participa do campeonato amador da cidade. Também foi ele um dos fundadores do Grêmio Juventude Valinhense; foi campeão pelo Juvenil de Valinhos; atuou na Comissão Técnica do Cartonifício; foi professor de futebol de campo do Esporte Clube Castelo e do Valinhos Futebol Clube (Bom retiro), nas categorias de base. Nesses mais de 20 anos atuando como técnico, Toninho conquistou os títulos de Campeão pelo Cartonifício na Copa Castelo, conquistou acesso á primeira divisão com o time do São Luis; garantiu o acesso do time Ponte Preta à segunda e à primeira divisão; foi campeão no Veterano pelo Água Nova, entre outras conquistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA