Novo Arcebispo Metropolitano de Campinas toma posse no dia 14 de julho

Cerimônia será realizada na Catedral Metropolitana de Campinas, às 15h; religioso também será Grão-Chanceler da PUC-Campinas

0
341

Nomeado pelo Papa Francisco no mês passado, Dom João Inácio Müller tomará posse como Arcebispo Metropolitano de Campinas no dia 14 de julho, às 15h, em Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Campinas. Nesta data, o religioso passa a coordenar as atividades da Arquidiocese e também assume a condição de Grão-Chanceler da PUC-Campinas.

Desde a transferência de Dom Airton José dos Santos para Mariana (MG), em junho de 2018, as principais atribuições da Arquidiocese vinham sendo conduzidas pelo Monsenhor José Eduardo Meschiatti, eleito Administrador Diocesano.

Na posição de Grão-Chanceler da Universidade, Dom João Inácio Müller se torna o membro mais importante da estrutura organizacional da Instituição, reunindo diversas competências, como a escolha e nomeação de pró-reitores, além da indicação de cargos administrativos de confiança.

No cumprimento da missão de zelar pela mensagem cristã, o Grão-Chanceler representa uma voz presente e respeitada na própria comunidade acadêmica e nos demais setores da sociedade, pronunciando-se em nome da Universidade.

Dom João Inácio Müller

Nascido em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, Dom João Inácio Müller fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1988.

Estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre (RS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum, em Jerusalém. Obteve licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum, em Roma.

Durante o presbiterado, desempenhou os cargos de Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari (1988–1990); Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, e Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio (1990–1992); Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional e Guia dos Candidatos ao Postulando em Lomba do Pinheiro (1992-1994); Guardião do Convento São Boaventura (1997-1998); e Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho (1997-2004).

Também foi Mestre de Noviços (1997-2004); Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial (1999-2007); Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara, no bairro Lomba de Pinheiro, em Porto Alegre (2005-2007); Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis e Presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil (2007-2013).

Em setembro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena (SP), recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Dom Cláudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em sua terra natal, Santa Clara do Sul, escolhendo “Amor Dei Gloria” como lema de seu episcopado.

Na sucessão episcopal da Igreja Particular de Campinas, Dom João Inácio Müller torna-se o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Rádio Valinhos FM transmite a posse de Dom João Inácio Muller

A posse do novo Arcebispo na Arquidiocese de Campinas – Dom João Inácio Muller, terá solenidade, neste domingo, 14 de julho, com início às 13h30. A solenidade será transmitida em cadeia pela rede de emissoras irmãs da Arquidiocese de Campinas e a Rádio Valinhos FM, 105,9 também vai participar transmitindo ao vivo este momento solene.

Dom João Inácio Muller será empossado às 15h, em celebração campal na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

Sintonize a Valinhos FM, 105,9 e fique informado de todos os momentos deste dia importante para Igreja Católica da região de Campinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA