De acordo com Ipea, Valinhos é 3ª município menos violento do Brasil

Índices sociais e de qualidade de vida na cidade contribuem para o bom resultado

0
752

Valinhos é a terceira cidade menos violenta do Brasil segundo o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atrás de Jaú e Indaiatuba. A análise levou em consideração 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, entre 2016 e 2017. Nas cidades menos violentas, indicadores de desenvolvimento humano, como educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho são parecidos com os de países desenvolvidos.

Elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Atlas da Violência foi divulgado na segunda-feira (5). No ranking dos 20 municípios menos violentos, 14 são paulistas. Além de Jaú, Indaiatuba e Valinhos, a quarta e quinta colocação são Jaraguá do Sul e Brusque, ambas de Santa Catarina (SC).

A taxa estimada de homicídios em Valinhos é de 4,7 por 100 mil habitantes, enquanto Jaú tem taxa de 2,7 e Indaiatuba 3,5. A média entre os 20 municípios mais pacíficos é de 7 homicídos por 100 mil habitantes, taxa que sobe para 102,5 entre os 20 mais violentos. 

Nos municípios mais violentos, o perfil socioeconômico é mais parecido com países latino-americanos ou africanos: as pessoas, em geral, não têm acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA