Panorama da psicologia é apresentado em evento da universidade

Em 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo, profissão regularizada em 1964. Para destacar a importância da atuação, o psicólogo da Casa da Casa da Criança, Jefferson Bertholini ministrará uma palestra, aberta ao público, no dia 27 de agosto, às 19h, na Faculdade Anhanguera de Campinas – FAC III – Unidade Taquaral. 

Jefferson é psicólogo do serviço de Acolhimento (abrigo) da instituição há cinco anos

Com a proposta de compreender os fenômenos psíquicos que envolvem as relações sociais entre pessoas, a psicologia busca abranger também as relações que constroem a sociedade, a cultura e o próprio sujeito.

A Casa da Criança tem em seu time três psicólogos, um para cada serviço desenvolvido. Anualmente, a instituição soma 1.200 atendimentos, somente com os profissionais desta área.

Psicólogo do serviço de Acolhimento (abrigo) da instituição há cinco anos, Jefferson conta como é estar nesse lugar de atuação. “Trabalhar na Casa da Criança é uma escolha diária de amar e ser amado, de dar e receber, de ser alguém especial para aqueles que te fazem sentir especial. Ser psicólogo é ser cuidador, é ser companheiro, é dar acolhida e também limites. Um psicólogo social não realiza atendimentos psicoterápicos, mas é inquestionável o teor terapêutico, que a acolhida e o contato com o psicólogo tem para as pessoas, inclusive para o próprio psicólogo”.

Para Jefferson, que também atua como docente em faculdade e psicólogo clínico, “o olhar psicológico é de suma importância para a área da Assistência Social, subjetivando as relações e trazendo um olhar diferenciado à equipe interdisciplinar que compõem as equipes técnicas dos três serviços da instituição.”

Laisla Souza, psicóloga do serviço Família Acolhedora, conta como é a rotina de atendimentos. “Como psicóloga, chego a realizar 30 atendimentos mensais, entre os acolhidos, famílias deles e famílias que acolhem”. Laisla resume o que representa a sua atuação na Casa da Criança: “É uma experiência enriquecedora, que me faz crescer pessoal e profissionalmente todos os dias”.

A palestra com o psicólogo Jefferson Bertholini, que leva o tema “Relações Co-dependentes” será ministrada para alunos e interessados. Para garantir lugar no anfiteatro, recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência.

Data/hr:  27/8  às 19h

Local: Faculdade Anhanguera Campinas – FAC 3

Endereço: R. Luís Otávio, 1313 – Jardim Profa. Tarcília, Campinas – SP

Sobre a Casa da Criança de Valinhos

Há 25 anos, a Casa da Criança de Valinhos, reconhecida com o prêmio Melhores ONGs do Brasil, atua como a única organização de acolhimento institucional da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferecem três frentes de trabalhos sociais e culturais disponíveis à comunidade. Além do Acolhimento Institucional, apresenta o Acolhimento Familiar e o Projeto Janela aberta/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que inclui também a parceria com a Secretaria de Municipal de Cultura e com a Secretaria Municipal de Esportes.

www.casadacriancadevalinhos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA