Valinhos é melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Social

Cidade se destaca ainda em Infraestrutura e sobe 23 posições no ranking com os principais municípios do Brasil para fazer negócios da Revista Exame

0
781

Valinhos é a melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Social, segundo levantamento publicado no último dia 10 de outubro pela “Revista Exame. A cidade se destaca ainda como a 15ª do País com a melhor Infraestrutura disponível para a população.

Os dados são do “Ranking das 100 Melhores Cidades do Brasil para se Fazer Negócios”, elaborado pela Consultoria Urban Systems. O ranking avalia as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis, focando critérios como Desenvolvimento Econômico, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Infraestrutura.

Valinhos subiu 4 posições no recorte de Desenvolvimento Social do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios em 2019. O Município era quinto colocado em 2018 e chegou ao topo da lista neste ano.

O indicador considera também as áreas de Educação e Saúde, onde são avaliados itens como famílias em situação de extrema pobreza, crescimento da renda média de trabalhadores formais, IDHM, expectativa de vida ao nascer, taxa de alfabetizados de 15 anos ou mais, IDEB, índice de coleta de esgoto, índice de tratamento de esgoto e número de homicídios com arma de fogo por habitantes.

De acordo com a Urban Systems, Valinhos se destacou por seu desempenho Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com média é de 5,5 pontos, acima da média do Brasil, de 4,7 pontos.

INFRAESTRUTURA

Valinhos também é destaque entre as 100 cidades brasileiras no indicador Infraestrutura, em que ocupa a 15ª posição. Nesse indicador, o município se destacou da seguinte forma:

– Indicadores de saneamento básico acima da média nacional (perto de 100%)

– Baixo índice de perdas na distribuição de água encanada

– Elevado índice de atendimento urbano de água encanada

– Elevado percentual de moradores em áreas urbanas com pavimentação

– Alto índice de conectividade dos aeroportos

– Linhas rodoviárias com seção na cidade

– Alto índice de conexões de banda larga fixa acima de 34 Mbps

– Quase 100% da população em domicílios com energia elétrica.

NEGÓCIOS

Em sua 6ª edição, o estudo de melhores cidades para fazer negócios mostra que Valinhos deu um salto e subiu 23 posições em relação ao levantamento do ano passado. A cidade era a número 70 na lista e é agora a 47ª melhor para fazer negócios no Brasil, segundo a classificação geral.

Somados todos os indicadores. No Estado de São Paulo, Valinhos ocupa a 21ª posição e na Região Metropolitana de Campinas (RMC) fica em 4º lugar, atrás de Campinas, Paulínia e Indaiatuba.

Para a elaboração do ranking, a consultoria considerou apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes em 2018 (Estimativa da População – IBGE), universo de 317 cidades entre capitais e grandes municípios, do total de 5.570 cidades do País.

CIDADES INTELIGENTES

Em outro estudo, o Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes) 2019, divulgado na primeira quinzena de setembro pela Consultoria Urban Systems, Valinhos ocupa a segunda posição entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, a oitava no Estado de São Paulo e a segunda na RMC, atrás de Campinas. 

No ranking geral das cidades mais inteligentes e conectadas, Valinhos está na 22ª posição entre as 100 cidades brasileiras, com nota 34,073. O município melhorou 30 posições no ranking, saindo da 52ª posição em 2018 para a 22ª em 2019.

O Ranking Connected Smart Cities é o primeiro estudo nacional que avalia as cidades brasileiras sob a ótica do desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado. O estudo leva em conta 11 setores e 70 indicadores. No ranking geral Valinhos ocupa o 14º lugar em Educação, 29º lugar em Economia e 33º em Tecnologia e Inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA