Foto de aproximadamente 50 pessoas reunidas da família Ferraro
Foto da família Ferraro em recente encontro

A cidade de Valinhos é tradicionalmente conhecida pelas famílias que aqui criaram história, entre elas, muitos imigrantes italianos e japoneses, que contribuíram para o crescimento do Município.

Em destaque, a Família Ferraro, representada inicialmente pelos imigrantes italianos, Carlos Tonetti e Maria Gigoletti, pais de Maria Anna Tonetti e, Francisco Ferraro e Rosa Capelasso, pais de José Ferraro, vieram do nordeste da Itália, região de Treviso e Padova, para o estado de São Paulo.

Josela Cristiane Ferrari, casada com Francisco Carlos Paffaro e mãe do Pedro Ferraro Paffaro, é filha de Francisco Ferraro, um dos nove filhos do casal imigrante, José Ferraro e Maria Anna Tonetti e cedeu a este JTV uma reportagem, onde contou mais sobre a história da sua família.

“Quando meus bisavós chegaram a Valinhos, eles inicialmente começaram a trabalhar na lavoura. Na época, eles eram meeiros [pessoa que ocupa-se de todo o trabalhar e reparte com o dono da terra o resultado da produção], até conseguirem comprar um pequeno sítio, de onde tiravam o sustento da família”, explica Josela.

“Meus avós criaram nove filhos, Sebastião, Angelo, Maria, Laurindo, Francisco, Carlos, José, Benedito e Regina. Desses, três deles, Sebastião, Angelo e Laurindo, com muito esforço começaram a trabalhar no comércio da cidade. Em 1954, os três convidaram seus outros irmãos Francisco, Carlos e José, para juntos, expandirem seus negócios. Assim, nasceu inicialmente a ‘Distribuidora Valinhense’, que era um misto de armazém e atacado. Posteriormente montaram a ‘Cereais Valinhos’ e em 1969, foi criado o primeiro supermercado, na Avenida Independência, onde hoje é um buffet infantil”, contextualiza Josela.

A rede de supermercados foi uma das mais conhecidas da cidade e chegou a contar com cinco unidades. “O nosso maior diferencial era a simplicidade e o atendimento. Meu avô, José Ferraro, com 90 anos, ainda servia café e pão para os clientes. Lembro que tinha gente que reclamava porque ele era lento e pessoas que faziam questão de serem atendidas por ele, pela sua simpatia e por ser conhecido como o avô de todo mundo”.

Foto com aproximadamente 50 pessoas da família Ferraro
Foto do encontro realizado no ano de 2018

Na família Ferraro, um dos irmãos mais novos entre os nove, Benedito Ferraro também ficou muito conhecido na cidade por ser padre e estar sempre muito envolvido com os problemas sociais de Valinhos.

“A marca da nossa família sempre foi à união. Mesmo depois de casados, nossas residências eram vizinhas, tínhamos o hábito de irmos todos a missa juntos no domingo e depois íamos para a casa dos meus avós para conversar e comer. E hoje, a família está ainda maior, somos cerca de 100 integrantes. Eu já perdi as contas [conta entre risos]”, conta Josela. “São histórias e tradições que ainda permanecem em nossa família. No ano passado, em outubro, nós realizamos o primeiro encontro com todo mundo e foi emocionante, primeiro porque alguns já faleceram e o segundo porque é foi muito difícil reunir todo mundo, já que somos em muitos. Foi um encontro especial. Dos nove filhos do casal José Ferraro e Maria Anna Tonetti, sete ainda estão vivos e participaram do encontro. E, neste ano, realizamos um novo encontro, que foi ainda mais especial.”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA