Quatro gerações de uma família morando na mesma casa no campo e o gosto pela leitura. Dessa combinação surgiu o poema “Memórias”, vencedor da Etapa Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O autor, Gustavo Gabriel Domingues, estuda na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal, em Valinhos. Ele tem 10 anos de idade e está no 5º ano.

Gustavo contou com a orientação da professora Vanda Valéria Morales Fassina para escrever seu poema vencedor.  A notícia de que o aluno da EMEB do Parque Portugal conquistou o primeiro lugar na Etapa Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa foi muito celebrada pela Secretaria de Educação. Esse é um feito inédito para as escolas da Rede Municipal.

Gustavo, que está entrando na adolescência, conta que a inspiração veio da rotina na Fazenda Guariroba, ao lado de sua mãe Fabiana, governanta na sede da fazenda, de seu pai, Paulo, que é jardineiro, e seu irmão recém-chegado, Caio.

Segundo ele, a ideia de construir um poema contando as memórias de sua infância, veio logo que o tema da Olimpíada, “O lugar onde vivo”, foi proposto à classe. “A fazenda Gariroba é onde vivo com meus pais, onde viveu meu bisavô e hoje também vive meu avô. Toda a história da minha família está lá”, contou.

O menino, que sonha ser jogador de futebol, tem o dom da escrita e não esconde a alegria da sua primeira conquista no campo literário. “Estou muito feliz”, disse. Para o diretor da EMEB Marli Bazetto, professor Edvaldo Batista dos Santos, a notícia da conquista de Gustavo foi muito comemorada. “Nós aqui na escola trabalhamos para atingir resultados de excelência. A conquista de Gustavo é uma conquista de todos nós”, afirmou.

Semifinal

Entre os dias 4 e 7 de novembro, Gustavo e a professora Vanda irão se juntar a outros 569 semifinalistas de todas as categorias da Olimpíada de Língua Portuguesa – Poema, Memórias  Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião, num grande evento em São Paulo. Nessa fase, professora e aluno irão participar de atividades culturais e de formação.

Etapa Municipal

Na Etapa Municipal, além da categoria Poema, também foram selecionados para a Etapa Estadual os textos da categoria Memórias Literárias, “Memórias de um valinhense que conquistou o país”, da aluna Kamila Mendes de Moraes Santos, da EMEB Governador Orestes Quércia, e da categoria Crônica, “Pé de Figo”, da aluna Ana Carolina Ferraro Romeiro, da EMEB Governador André Franco Montoro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA