Foi divulgado nesta quinta-feira, 12, por meio de redes sociais, um vídeo em que um frentista do Posto de Gasolina Fantinato & Fantinato Ltda, no Bom Retiro é visto colocando água em um suposto tanque de combustível.

O vídeo rapidamente ganhou visibilidade e diversos munícipes mostraram-se erroneamente indignados com a atitude do posto, que estaria adulterando a gasolina em plena luz do dia. Devido a isso, a reportagem deste JTV esteve em contato com um dos gerentes do posto, Renan Bonetto, que esclareceu através dos advogados da rede o ocorrido.

*NOTA DE ESCLARECIMENTO*

“Chegou ao nosso conhecimento, a gravação de vídeo em que esta empresa é acusada de adicionar água ao combustível fornecido aos clientes.

Esclarecemos inicialmente que nossa atividade é regulamentada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP e se sujeita à fiscalização da Agência Reguladora, além de estar sujeita a série de normas do INMETRO, CETESB e demais órgãos de fiscalização, além da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado, que estende sua atuação à fiscalização da qualidade do combustível em colaboração com a ANP.

Assim, preserva regularidade de sua atividade e preza pela qualidade dos produtos que revende, nunca tendo sido autuada por qualquer inconformidade do combustível em qualquer das visitas dos órgãos de fiscalização.

Sobre o ocorrido, informa que a boca de descarga do tanque de combustível onde é realizado o descarregamento é fechada com cadeado e é devidamente vedada. Essa vedação é eficiente e evita até mesmo a contaminação do combustível em caso de enchente.

Cada boca do tanque é dotada de reservatório exterior para a contenção, chamado spill. Depois de aberto a boca para descarregamento, acopla-se a mangueira na boca do tanque e é possível que uma pequena quantidade de combustível vaze na conexão e ficando no reservatório, que é limpo.

Esse reservatório não pode ter vazamento, sob pena de contaminar o solo.

O procedimento de hoje consiste na colocação de um volume de água no spill, para monitoramento do volume e seja constatado se o reservatório tem ou não vazamento, tendo em vista que o vazamento de combustível provoca contaminação do solo.

O procedimento é realizado com água para evitar a contaminação do solo e o ato foi praticado como medida preventiva de preservação do meio ambiente.

Finalmente, esclarece que não foi procurado pela pessoa responsável pela gravação do vídeo para esclarecimento, o que evitaria o mal entendido. A opção pela divulgação do vídeo com conteúdo de interpretação errônea expôs injustamente o nome desta empresa, que tem a zelar o compromisso com a qualidade dos produtos oferecidos à população Valinhense, além de compromisso com a marca que ostenta a bandeira e o meio ambiente.

Cientes do fato, convidou a reportagem desse conceituado jornal, para realização de teste de qualidade do combustível, a ser realizado de acordo com a norma regulamentadora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Aproveitamos para reforçar o nosso compromisso de bem atender a população desta cidade e pedir que continuem a depositar confiança em nossos produtos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CAPTCHA